12 de novembro de 2025

Enem 2025: mais de mil policiais vão garantir segurança durante as provas no Piauí

O estado tem 120 mil inscritos, maior número em cinco anos; operação envolve viaturas e monitoramento.
Atualizado há 3 dias

Compartilhe:

Enem 2025: PM monta operação com mais de mil policiais para garantir segurança (Foto: Ascom/PM-PI)

Mais de mil policiais vão reforçar a segurança neste domingo (9), durante o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A operação será integrada com outras forças de segurança e pretende garantir tranquilidade aos candidatos e prevenir ocorrências.

As equipes estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), para monitorar em tempo real o planejamento e a execução das ações de segurança.

O Enem 2025 tem 120.040 estudantes inscritos no Piauí, o maior número dos últimos cinco anos. Para atender à demanda, a Polícia Militar montou uma operação especial. Em Teresina, 150 policiais atuarão em cada domingo, somando 300 agentes. Serão usadas 14 viaturas nas proximidades dos locais de prova e nas principais rotas. No interior, o efetivo será de 800 policiais e 82 viaturas, distribuídos por todas as regiões do estado.

A Operação Enem 2025 é realizada em parceria com órgãos como Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Correios, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e outras instituições.

O coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações da PM-PI, afirmou que a corporação está preparada para atuar de forma integrada e preventiva.

“Teremos, nos dois dias, mais de 300 policiais militares envolvidos só em Teresina, e mais de 800 policiais em todo o estado. São mais de 82 viaturas que vão garantir segurança às pessoas que se deslocam e aos locais de prova. Serão dois domingos de intensa movimentação, e a Polícia Militar estará atuando em conjunto com as demais forças para assegurar tranquilidade a todos”, afirmou.

O coronel também destacou a importância do monitoramento centralizado no CICC.

“Nós iremos disponibilizar uma sala no CICC, de onde será coordenado o acompanhamento das ações em todo o estado. Todos os integrantes das forças de segurança estarão lá para que possamos, desde as sete horas da manhã e durante todo o dia, resolver de forma ágil qualquer situação que eventualmente ocorra”, explicou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: