13 de novembro de 2025

Falha em inativação de bactéria em vacina causou morte de mais de 500 animais no Piauí

O conteúdo aplicado nos animais foi a própria bactéria ativa, que causou a morte dos animais.
Atualizado há 1 hora

Compartilhe:

Animais mortos no Sul do Piauí (Foto: reprodução/TV Clube)

O Laboratório Dechra Brasil reconheceu nesta quinta-feira (13) falha na produção da vacina Excell 10, provocando a morte de cerca de 500 animais no Piauí, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Os problemas foram identificados em dois lotes do imunizante contra clostridiose, aplicados em ovelhas, bois, cabras e porcos.

👨🏻‍🔬A vacina inativada é um tipo de vacina que contém vírus ou bactérias mortos ou inativados, que não são capazes de causar a doença, mas ainda assim estimulam o sistema imunológico a produzir uma resposta protetora. Essas vacinas são uma ferramenta importante na prevenção de doenças infecciosas e têm sido amplamente utilizadas em todo o mundo para controlar surtos e epidemias.

A investigação apontou que a causa mais provável foi um erro no processo de inativação. O laboratório anunciou ainda a suspensão da fabricação de novos lotes em Londrina-PR até a completa revisão das operações e processos, o que comprometará o fornecimento de alguns produtos durante o período.

Os municípios afetados foram Simões, Curral Novo do Piauí, Jatobá do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Sigefredo Pacheco, Curimatã, Lagoa do Barro do Piauí, Eliseu Martins, Nazaré do Piauí, São Francisco do Piauí, Floriano, Hugo Napoleão, Sebastião Leal, Nossa Senhora de Nazaré e Pau D’Arco.

O secretário da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, explicou ao Portal ClubeNews que o próximo passo é a abertura de um canal de comunicação com os produtores que foram prejudicados para o ressarcimento.

O gestor reforçou que o calendário de vacinação dos animais não será alterado, tendo em vista que o problema já foi identificado.

“Eles não inativaram por causa de algum erro no laboratório. O produtor aplicou, mas com esse nível de bactéria ativo e os animais vieram a óbito. É isolado, é pontual, já foi localizado, com base nas evidências, e a gente deve continuar a vacinação”, disse Fábio Abreu.

Confira o comunicado do laboratório:

Foto: Instagram

Veja também:

Ministério da Agricultura suspende lotes de vacina suspeita de causar mortes de mais de 200 animais no Piauí

Instituições investigam ligação entre vacina e morte de mais de 200 animais no Piauí; criador relata perda de R$ 12 mil

Morte de mais de 100 animais é investigada e preocupa produtores no Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: