20 de novembro de 2025

Boia que monitora ventos oceânicos é instalada a 40 km da costa do Piauí

O equipamento deve enviar dados automáticos para apoiar pesquisas sobre a viabilidade de usinas eólicas offshore no país.
Atualizado há 1 hora

Compartilhe:

Uma boia oceanográfica projetada para medir a força e a direção dos ventos em alto-mar foi instalada, nesta quinta-feira (20), a cerca de 40 km da costa piauiense. O equipamento, chamado BRAVO, deve enviar dados automáticos para apoiar pesquisas sobre a viabilidade de usinas eólicas offshore no país.

A operação foi realizada pelo navio balizador Comandante Manhães, da Marinha do Brasil, com apoio da Companhia Porto Piauí. A embarcação deixou o cais multipropósito por volta das 4h e concluiu o trabalho ao meio-dia. O navio retorna ao mar na sexta-feira (21), com destino a Fortaleza.

A boia pode registrar velocidade e direção dos ventos e outras variáveis meteorológicas, como pressão atmosférica, temperatura e umidade. Ela foi fixada a 22 milhas náuticas da costa, ancorada ao fundo do oceano.

O diretor de operações da Porto Piauí, Fábio Freitas, destacou que a movimentação ocorreu sem dificuldades. “Ficamos muito felizes de poder dar esse apoio ao Senai e à Marinha do Brasil, para que essa operação se realizasse com segurança. É uma primeira operação de muitas que virão”, disse.

O equipamento foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), do Rio Grande do Norte, e pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (ISI-SE), de Santa Catarina. A engenheira naval Raíza Oliveira explica que a boia utiliza o sistema Floating LiDar, capaz de medir as condições de vento e monitorar correntes e outros parâmetros.

Com a instalação no Piauí, o país passa a contar com cinco boias BRAVO em operação: duas no Rio Grande do Norte, uma no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Sul e agora uma no litoral piauiense. A Petrobras investiu R$ 60 milhões no projeto.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: