O Piauí registrou a segunda chuva de granizo na mesma semana. O fato inusitado aconteceu, nesta sexta-feira (21), em Arraial, município localizado a 221 km de Teresina-PI. Moradores registraram em vídeo as pedras de gelo caindo no solo e ficaram surpreendidos. Na última terça-feira (19), a Baixa Grande do Ribeiro-PI também recebeu o fenômeno.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, durante o período chuvoso é bastante comum a ocorrência do fenômeno. Ela explicou que a chuva de granizo é acontece quando a umidade vai de encontro ao calor.
“Nós não temos uma parcela toda do nosso território resfriada por essas chuvas, nós ainda temos áreas que estão aquecidas, mas a gente tem essa incursão, essa entrada de umidade. Com essa entrada umidade interagindo com esse calor, nós temos uma conversão, a subida dessa umidade para as altas camadas troposfera”, esclareceu.
Ainda segundo Sara, o atrito das pedras na troposfera pode ocasionar o surgimento de relâmpagos ou, até mesmo, a queda da água congelada, conhecida popularmente como gelo.
“Lá é uma camada mais resfriada, essa umidade, ao invés de resfriar e precipitar como chuva, ela tem uma tendência de se transformar em pequenas pedrinhas de gelo. Elas ficam atritando entre si, o que causa, inclusive, os relâmpagos, ou, às vezes, as pedrinhas ficam tão consistentes que terminam precipitando como chuva de granizo”, disse.
Confira a explicação completa:
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
