
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), telefonou para o senador piauiense Marcelo Castro (MDB-PI) para avisar que irá pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para cargos no poder Executivo a partir das eleições de 2028.
A ligação aconteceu na quinta-feira (20), momentos após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar o advogado-geral da União, Jorge Messias, como seu indicado para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Davi Alcolumbre defendia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a vaga.
Marcelo Castro é o relator da PEC do fim da reeleição. O texto estava travado no Congresso por falta de consenso entre os parlamentares. Anteriormente, havia o entendimento para ser votado no primeiro semestre de 2025 e, assim, começar a valer em 2026. No entanto, a tramitação não avançou.
“Ele me ligou para comunicar que tomou a decisão de pautar a matéria”, disse o senador Marcelo Castro.
Segundo Castro, o presidente Lula não concorda com a medida. O senador citou conversa há cerca de um ano com Lula.
“O Lula particularmente é contra. Me disse numa reunião no Palácio da Alvorada que muitos países têm direito à reeleição”, completou Castro.
Fonte: com informações do g1.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
