Imagens feitas pelo guia de turismo Mauricio Adrenalina mostram alguns peixes mortos no Rio Poti, na região do bairro Água Mineral, em Teresina (PI). Nesta segunda-feira (24), é comemorado o Dia do Rio.
A foto registrada na Rua Beira Rio mostra peixes mortos boiando, lixo e uma camada de aguapés sobre a água. Pescadores e ribeirinhos denunciam que os aguapés já ocupam cerca de 2 km do rio, prejudicando quem vive da pesca.
Mauricio também atua como ambientalista e lamentou a situação. Ele critica a falta de ações efetivas por parte do poder público e da própria população.
“Isso é consequência de uma série de fatos que ocorrem diariamente na nossa cidade e que, infelizmente, apesar de tanta publicidade, campanhas e ações, parece que cada um está falhando na sua parte individual. É triste ver uma situação dessas. Ver essa quantidade de peixes mortos e os cardumes gigantescos agonizando é de cortar o coração”, disse.
Recentemente, em entrevista ao Portal ClubeNews, o engenheiro civil Guilherme Rodrigues, especialista em recursos hídricos, explicou que os aguapés formam um “tapete verde” que reduz a oxigenação da água. “A densa camada de aguapés impede a dissolução de oxigênio, prejudicando a respiração de peixes e microrganismos”, afirmou.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) afirmou que tomou conhecimento do fato nesta manhã de segunda-feira (24). A equipe técnica foi acionada para averiguar a situação no local e realizar os devidos procedimentos. “Assim que tivermos mais informações concretas, repassaremos um posicionamento oficial”, pontuou.




LEIA MAIS:
Aguapés cobrem mais de 2 km do rio Poty e ameaçam a pesca em Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
