30 de novembro de 2025

Silvio Mendes trocou o comando de seis secretarias da Prefeitura de Teresina em 11 meses de gestão; veja lista

A última mudança aconteceu no dia 21 de novembro, com a exoneração do empresário Sávio Normando, da Semdec.
Atualizado há 19 horas

Compartilhe:

Prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil). (Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews)

O prefeito Silvio Mendes (União Brasil) já trocou o comando de seis secretarias do primeiro escalão da Prefeitura de Teresina nos primeiros 11 meses da gestão municipal. A última mudança aconteceu no dia 21 de novembro, com a exoneração do empresário Sávio Normando, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

A primeira mudança aconteceu no mês de março quando a judoca Sarah Menezes pediu exoneração da Secretaria Municipal de Esporte Lazer (Semel). Na época, a campeã olímpica alegou incompatibilidade entre o exercício do cargo público com função de treinadora da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

O então secretário executivo da Semel e professor de judô, Expedito Falcão, chegou a assumir a vaga, mas Silvio Mendes nomeou o vereador Zé Neto (MDB) para atuar como gestor titular da secretaria.

Meio Ambiente e SDU Sul

O deputado estadual Aldo Gil (Progressistas), no mês de maio, comunicou ao Chefe do Executivo o interesse de deixar o comando da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul. Ele cumpria a função à frente da pasta desde o mês de janeiro.

Para o seu lugar, Silvio Mendes delegou o vereador de Teresina, Aluísio Sampaio (Progressistas), que estava na Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A vaga de Aluísio Sampaio foi preenchida pelo deputado estadual B. Sá (Progressistas), que exercia o mandato de suplente na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na cadeira de Aldo Gil.

Troca na Saúde

No dia 4 de julho, o prefeito Silvio Mendes assinou o decreto exoneração o então presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira. Ele deixou a presidência da FMS dois dias antes alegando quebra de hierarquização no comando fundação e divergências internas com o prefeito da capital.

“O que estava acontecendo? Tinha os gerentes e chefes de unidades de hospitais, que estavam sendo chamados para que adotassem procedimentos administrativos sem que eu tomasse conhecimento. Eu não vou ser leviano e nem irresponsável para conduzir um processo e uma instituição, que tem quase 10 mil pessoas, permitindo que algumas situações aconteçam sem o meu conhecimento”, pontuou Charles da Silveira em entrevista à TV Clube, no dia 3 de julho.

Essa não foi a primeira vez que Charles da Silveira pediu exoneração do cargo após divergências no Palácio da Cidade. Enquanto secretário de Governo, em gestões passadas do atual prefeito, o professor Charles também teria apresentado a renúncia ao cargo.

Relações Institucionais

O ex-vereador de Teresina, Victor Linhares (Progressistas), deixou a gestão da Secretaria de Relações Institucionais no dia 3 de novembro. Ele foi substituído pelo deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas).

A exoneração aconteceu dois dias antes da deflagração da Operação Carbono Oculto 86, que investiga lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis ligados à facção Primeiro Comando da Capital (PCC), estimado em R$ 5 bilhões.

A investigação apontou que Victor Linhares recebeu Pix de R$ 230 mil de um investigado operação, segundo o delegado Anchieta Nery. Ele teria movimentado o valor e abandonado a conta ligada à ‘fintech do PCC’.

Setor econômico

O empresário Sávio Normando foi a exoneração mais recente publicada no Diário Oficial do Município (DOM). Em sua saída, Normando alegou questões pessoais.

Para a vaga deixada por Normando, Silvio Mendes efetivou o secretário executivo da Semdec, Airton Freitas Feitosa, para o posto de titular. Ele é engenheiro e já comandou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: