Moradores de Monte Alegre do Piauí foram surpreendidos por uma chuva acompanhada de granizo, raios e fortes trovoadas nesta segunda-feira (1°). Populares registraram, por meio de vídeos e fotos, o momento exato em que as pedras de gelo caíam durante o temporal.
O climatologista Werton Costa esclarece que a ocorrência está relacionada a um “cavado invertido”, fenômeno meteorológico que favorece a rápida formação de nuvens de desenvolvimento vertical. Segundo o especialista, a velocidade com que essas nuvens crescem é determinante para a formação do granizo.
“Quanto mais rápido uma nuvem se forma, mais rápido ela sobe ao céu e vai crescendo verticalmente. Então, essas nuvens de desenvolvimento vertical, ao atingirem rapidamente camadas mais altas, têm contato com temperaturas muito baixas, abaixo de zero. Assim, elas congelam e, quando ocorre a precipitação, a queda da água resulta em pelotas de gelo”, explica Werton Costa.
Cuidados
A Defesa Civil recomenda que, em situações de tempestades com raios e granizo, a população busque abrigo seguro e evite áreas abertas. Além disso, é aconselhável desligar aparelhos eletrônicos da tomada para prevenir acidentes causados por descargas elétricas.
Veja também:
Vídeo: chuva de granizo surpreende moradores no Piauí; estado terá chuvas intensas nesta semana
Piauí registra 2ª chuva de granizo na mesma semana; climatologista explica
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
