10 de janeiro de 2026

Mortes por choque elétrico crescem e Equatorial Piauí alerta para riscos em canteiros de obras

Foram discutidos o avanço dos casos e apresentadas orientações para trabalhadores da construção civil.
Repórter
Atualizado em 03/12/2025 14:33

Compartilhe:

Canteiro de obras (Foto: Freepik)

O número de mortes por choque elétrico voltou a crescer no Brasil. Dados do Anuário de Acidentes Elétricos mostram que, em 2024, foram registrados 1.077 acidentes e 759 óbitos, aumento superior a 10% em relação ao ano de 2023.

No novo episódio do quadro VC+ Seguro, da ClubeNews FM, foram discutidos o avanço dos casos e apresentadas orientações para trabalhadores da construção civil.

Abraão Galeno, Executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial Piauí, destacou que o crescimento das ocorrências é acompanhado também pelo aumento da gravidade dos casos. Segundo ele, muitos dos acidentes fatais atingem profissionais que não trabalham diretamente com eletricidade, mas que acabam expostos a situações de perigo em atividades simples de obra.

Abraão também explicou que a construção civil concentra boa parte das mortes registradas, principalmente devido aos riscos que não são identificados pelos trabalhadores.

“O profissional está fazendo um reboco, uma pintura, aplicando cerâmica, e existe ali uma condição de risco que não foi percebida. Como ele não está preparado para lidar com aquela situação, ocorre o choque elétrico e pode acontecer o óbito”, disse.

Confira o episódio completo abaixo:


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: