17 de dezembro de 2025

Projeto busca criar rede de atenção a pessoas com esquizofrenia no Piauí após morte de jovem em ataque de leoa

A rede realizará ações de conscientização, fomento a políticas de inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
Atualizado em 03/12/2025 17:27

Compartilhe:

Foto: reprodução

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que visa criar a Rede Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Esquizofrenia no estado. A matéria é de autoria do deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) e foi lida no Plenário da Casa nesta quarta-feira (3).

A proposta foi motivada por um episódio que ganhou repercussão nacional: a morte de um jovem com esquizofrenia que invadiu a jaula de uma leoa em um zoológico de João Pessoa (PB). De acordo com o texto, a rede terá como objetivos realizar ações de conscientização sobre o transtorno, fomentar políticas de inclusão no mercado de trabalho e garantir o acesso a serviços especializados de urgência e emergência.

O parlamentar também propôs o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar no alcance das metas. Gessivaldo Isaías justificou a medida.

“O episódio evidenciou como a ausência de tratamento adequado, apoio familiar, orientação social e acompanhamento terapêutico pode resultar em situações de extremo risco para o próprio indivíduo e para terceiros. Situações como essa reforçam que a esquizofrenia não pode continuar relegada à marginalização ou ao mero improviso assistencial”.

O projeto agora passará pelas comissões técnicas da Alepi antes de ser enviado para votação no Plenário e, posteriormente, para sanção do governador Rafael Fonteles (PT).


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: