11 de janeiro de 2026

Caso Alice Brasil: Ministério Público aponta homicídio culposo na morte de criança em escola

O órgão ministerial concluiu que a morte da criança foi resultado de um homicídio culposo - quando não há intenção de matar - e citou seis pessoas como responsáveis.
Repórter
Atualizado em 09/12/2025 11:45

Compartilhe:

Caso Alice Brasil gerou bastante comoção no estado do Piauí (Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Piauí (MPPI) concluiu que a morte da criança Alice Brasil, que aconteceu em 5 de agosto de 2025 no Colégio CEV, foi resultado de homicídio culposo — quando não há intenção de matar — e indicou seis pessoas ligadas ao Grupo CEV como responsáveis. A informação foi confirmada pela família da criança.

A manifestação, apresentada pela promotora de Justiça Francineide Soares, quatro meses após a tragédia, contraria o entendimento da Polícia Civil, que havia apontado o caso como acidente sem indiciamentos. 

A família de Alice informou que a análise do inquérito mostrou falhas em diferentes níveis da instituição de ensino, envolvendo desde gestores até profissionais diretamente responsáveis pela rotina da criança. 

Entre os citados estão:

  • o presidente do Grupo CEV;  
  • o sócio-administrador do grupo;  
  • o diretor da Unidade CEV Kennedy;  
  • a coordenadora do ensino infantil;  
  • a professora titular da turma de Alice;  
  • e a cuidadora que estava com as crianças no momento do ocorrido. 

Conforme divulgado pela família da vítima, segundo consta na manifestação do MPPI, todos tinham o dever legal e objetivo de garantir a saúde, proteção e integridade física dos alunos — obrigação atribuída a qualquer estabelecimento de ensino —, mas isso não teria sido cumprido de forma adequada. 

Por isso, a situação foi classificada como homicídio culposo, previsto no artigo 121, parágrafo 3º, do Código Penal, modalidade que permite a proposição de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). 

A advogada da família de Alice, Arielly Pacífico, afirmou que, para o Ministério Público, o presidente e o sócio-administrador teriam cometido homicídio culposo majorado, enquanto os demais citados responderiam pelo crime na forma simples. 

“O Ministério Público declarou que houve, sim, o crime de homicídio culposo na morte da Alice Brasil”, disse a representante da família.

A advogada explicou que todos os envolvidos serão intimados para audiência sobre o acordo. Caso o acordo não seja firmado, o MP deve oferecer denúncia formal contra os citados. 

Colégio CEV diz confiar em investigação da polícia

Em nota, divulgada nesta terça-feira (9), o Colégio CEV afirmou que acompanha a nova etapa do processo “com total respeito às instituições” e destacou que esta fase “não representa qualquer tipo de conclusão”. A escola disse ainda que ainda não foi notificada pelo Ministério Público. 

A instituição reafirmou confiança no relatório da Polícia Civil, que classificou o episódio como um acidente. “Trata-se de uma fatalidade profundamente lamentável”, diz o texto. O grupo declarou que permanece à disposição para colaborar com as investigações “de forma justa e transparente”. 

A morte de Alice Brasil mobilizou grande comoção social e motivou uma série de manifestações públicas cobrando responsabilização. O caso segue agora para análise judicial após a manifestação do Ministério Público. 

Polícia Civil concluiu inquérito sem indiciamentos

O inquérito policial que investigou a morte da menina Alice Brasil foi concluído e ninguém foi indiciado. O caso, ocorrido em uma escola particular na zona Leste de Teresina, foi apontado como acidental. O delegado Hugo Alcântara, responsável pela investigação, confirmou ao Portal ClubeNews que a morte foi considerada um acidente.

“O inquérito policial foi concluído sem indiciamento de crime. Foi considerada como uma morte acidental e ninguém vai ser indiciado”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

Polícia aponta morte de Alice Brasil como acidente e conclui inquérito sem indiciados em Teresina

O que se sabe sobre a morte de menina de 4 anos dentro de escola em Teresina?

Irmão gêmeo de menina que morreu em colégio de Teresina presenciou morte da irmã

Pai de criança que morreu em colégio de Teresina fez aniversário no dia do enterro da filha

Corpo de criança que morreu em escola de Teresina é escoltado pela PRF e enterrado sob forte comoção


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: