11 de janeiro de 2026

Colombianos são presos e R$ 5 milhões são bloqueados em operação contra agiotagem no Piauí

Investigações apontam juros acima de 30% e ameaças a vítimas; grupo usava contas de terceiros para ocultar valores ilícitos.
Repórter
Atualizado em 11/12/2025 07:56

Compartilhe:

Dois colombianos foram presos em Teresina (PT) e tiveram R$ 5 milhões bloqueados nas contas bancárias por ordem judicial.

As prisões foram realizadas nesta quinta-feira (11) na segunda fase da Operação Macondo pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). A ação investiga um esquema de agiotagem ligado à lavagem de dinheiro e outros crimes.

Conforme a SSP-PI, os suspeitos presos nesta terça estão em um nível hierárquico acima dos 14 colombianos e um venezuelano presos na primeira fase da operação, em 11 de novembro de 2025.

A segunda fase foi motivada por indícios de movimentação financeira incompatível com a renda dos suspeitos. Relatórios apontaram lavagem de dinheiro, com uso de contas de terceiros para esconder valores ilícitos.

Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, o grupo era organizado e explorava pessoas vulneráveis.

“As investigações revelaram que os suspeitos ofereciam empréstimos sem contrato, com juros acima de 30% ao mês. Também usavam ameaças e constrangimentos para cobrar dívidas, inclusive envolvendo familiares das vítimas. O objetivo é interromper esse ciclo e responsabilizar os envolvidos”, disse Zanatta.

A ação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

LEIA TAMBÉM:

Estrangeiros eram recrutados para atuar em esquema de agiotagem no Piauí; pequenos comerciantes eram os alvos

Vídeo mostra agiotas atuando no Centro de Teresina após operação que prendeu grupo

Justiça decreta prisão preventiva de 15 estrangeiros por agiotagem no Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: