O delegado Jorge Terceiro, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), divulgou, nesta segunda-feira (15), novos detalhes sobre a morte de José Carlos da Costa Araújo, conhecido como “Da Mata”. Ele vivia em situação de rua e foi encontrado morto com uma das mãos decepada em novembro, no Centro de Teresina.
O crime ocorreu por volta das 23h do dia 19 de novembro de 2025. Os principais suspeitos de matar a vítima foram presos e são comerciantes. A Polícia Civil apura se a motivação do crime foi vingança por furtos que a vítima teria cometido em comércios do Centro da capital.
“Eles decidiram, segundo o que contaram, dar um basta e afugentar essas pessoas que cometiam arrombamentos. Disseram que esse rapaz teria sido localizado por eles naquela noite. Um deles ficou em silêncio na hora do interrogatório, mas dois falaram como se deu o fato. Contaram que efetuaram os golpes na avenida, e que o objetivo não era ceifar a vida do rapaz, mas apenas dar uma reprimida”, relatou o delegado com base nos depoimentos.
O CRIME
As investigações apontam que José Carlos foi perseguido por dois veículos. Em seguida, quatro homens desceram de um dos carros e começaram a agredi-lo na Avenida Maranhão.

Segundo o delegado, a vítima foi atacada com barras de ferro e um facão, sofrendo vários ferimentos graves. Uma das mãos foi decepada e um golpe na região do pescoço causou a morte no local. Depois do crime, o corpo foi arrastado até a margem do Rio Parnaíba e encontrado horas depois.
“Os suspeitos, usando barras de ferro e facões, passaram a desferir inúmeros golpes na vítima. A vítima teve uma mão decepada e foi degolada, segundo o laudo cadavérico. Um dos golpes atingiu a coluna cervical, que fatal. Depois disso, os autores pegaram a vítima e a arrastaram para a margem do rio Parnaíba. Isso com diversos veículos passando na avenida Maranhão; eles não tiveram qualquer restrição em fazer isso na presença de outras pessoas”, comentou o delegado.

PRISÕES
Três homens suspeitos de participar do homicídio foram presos nesta segunda-feira (15) durante a Operação Nêmesis. Um dos veículos usados no crime também foi apreendido.
Apesar dos suspeitos contarem que não tinham o objetivo de matarem o morador de rua, as imagens obtidas pelo DHPP demonstraram extrema crueldade, conforme o delegado Jorge Terceiro.
“Os golpes foram desferidos com extrema crueldade: a vítima teve uma mão decepada no meio da avenida e também sofreu um golpe que praticamente cortou o pescoço dele, que foi o que gerou a morte do rapaz”, concluiu

Após identificar os suspeitos e o veículo, a Polícia Civil pediu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. O Ministério Público deu parecer favorável, e a Justiça autorizou as medidas.
Ainda segundo o delegado Jorge Terceiro, as investigações continuam para identificar outros envolvidos e garantir que todos sejam responsabilizados.
LEIA MAIS:
Comerciantes são presos suspeitos de envolvimento na morte de morador de rua
Homem suspeito de furtos é encontrado morto com a mão decepada em Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
