
Filho de merendeira e agricultor, o piauiense Simião Júnior, de 25 anos, se tornou oficial do Exército Brasileiro após se formar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
O Exército sempre foi muito presente na vida de Simião, que era o caçula de oito irmãos, sendo seis deles alistados no 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC).
“Eles [irmãos] sempre perguntaram se eu queria servir também, só que eu sempre quis fazer algo mais acadêmico. Depois, eles me falaram sobre a carreira de oficial e que tinha concurso. Pesquisei e me interessei”, disse.
O oficial relatou também que estudou somente com aulas gratuitas, disponíveis na internet, com a ajuda de um amigo do ensino médio, que também prestou a prova e foi aprovado.
“A maioria das pessoas que realizam concurso, fazem cursos preparatórios e eu estudei com meu amigo do ensino médio somente com conteúdo da internet. Hoje em dia na internet dá para conseguir muita coisa boa, sem precisar pagar”, explicou.
Simião fez o ensino básico e fundamental em São João da Canabrava, e depois foi aprovado ao Instituto Federal do Piauí (IFPI) de Picos para realizar o ensino médio. O oficial contou que realizou a prova da EsPCEx três vezes, tendo sido aprovado na terceira tentativa, em 2020.
“Eu sempre tive muita referência na vida, o ensino em São João da Canabrava é muito bom e a minha família sempre me apoiou, o que me ajudou na formação e a terminar algumas etapas bem difíceis do curso. Hoje o sentimento é de felicidade, de poder retribuir todo o apoio que me deram”, contou.
Depois da aprovação, Simião ficou um ano na EsPCEx, com sede em Campinas (SP). Depois, ele foi promovido a Cadete e seguiu para a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), onde concluiu sua formação.
Ele destacou que, apesar do apoio da família, o esforço pessoal é essencial para quem quer passar em concursos. “A maior parte do esforço sempre vai ser sua, são os esforços diários que você faz para levantar, sentar na cadeira e começar a estudar. Eu acho que é isso que vai garantir a sua aprovação”, finalizou.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
