20 de dezembro de 2025

Colônias de férias em Teresina aliam diversão e aprendizado durante o recesso escolar

Atividades lúdicas e musicalização ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais fora da sala de aula.
Repórter
Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Durante o recesso escolar, o aumento do tempo livre de crianças e adolescentes desafia os pais a encontrarem atividades que ocupem a rotina de forma produtiva. Em Teresina, as colônias de férias surgem como uma solução estratégica, promovendo atividades lúdicas que unem lazer e desenvolvimento pedagógico, especialmente para o público infantil.

O foco dessas colônias vai além do passatempo. A professora de música Clara Gomes, que atua em uma das colônias da capital, destaca o uso de canções lúdicas adaptadas para cada faixa etária como ferramenta de ensino.

“A escolha do repertório é feita de acordo com a idade. Trabalhamos com as partes da música, o ritmo, a harmonia e a melodia, para que o ensino seja eficaz com cada turma”, explica Clara.

Benefícios da musicalização

Segundo especialistas, o contato com a música nesse ambiente descontraído traz ganhos reais. A psicopedagoga Francisca Alves ressalta que a musicalização potencializa diversas competências.

“É uma prática super importante, pois atua na área cognitiva, trabalhando memória e atenção, e na área socioemocional, estimulando a expressão. Além disso, beneficia a área motora ao trabalhar o ritmo”, pontua a psicopedagoga.

Autonomia e coordenação

Além da música, as brincadeiras dirigidas são essenciais para o crescimento integral dos pequenos. A pedagoga Amanda Silva reforça que as dinâmicas são planejadas para preparar a criança para desafios futuros.

“São brincadeiras que promovem a autonomia e o desenvolvimento pleno de habilidades necessárias antes mesmo da vida escolar, como a motricidade fina e a ampla”, finaliza Amanda.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: