
Queixas sexuais são comuns, causam angústia e impactam significativamente a qualidade de vida. Apesar disso, muitas pessoas não buscam tratamento porque sentem constrangimento e vergonha de expor suas queixas de baixa libido, dor na prática sexual, falta de excitação, de prazer e de orgasmo. Quando procuram ajuda, encontram outras barreiras como a falta de profissionais habilitados para escuta qualificada, diagnóstico e tratamento adequados.
A avaliação da queixa sexual deve ser abrangente para identificar questões ligadas ao corpo físico como doenças da tireóide, menopausa, diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e uso de medicamentos. Mas, não se engane! Ninguém faz sexo apenas com o corpo e seus hormônios. As emoções que você sente e o que você pensa sobre sexo estão intimamente presentes durante a prática sexual que você experimenta com você mesma ou com uma parceria.
Características da personalidade, autoestima, imagem corporal, transtornos de humor, histórico de trauma ou abuso são questões psicológicas capazes de provocar uma queixa sexual. As crenças individuais sobre sexo, papéis de gênero atribuídos aos homens e às mulheres influenciam o comportamento sexual das pessoas e podem causar problemas sexuais.
Agora, imagine o universo que é a sua parceria: corpo, emoções e crenças, assim como você. É no encontro desses dois mundos que a experiência sexual acontece. Comunicação, intimidade, expectativas, discrepâncias de desejo e conflitos de relacionamento são desafios para uma prática sexual prazerosa. É muito comum que a queixa sexual de uma pessoa também contribua para menor satisfação sexual da sua parceria.
Trocando em miúdos, a resposta sexual (desejo, excitação e orgasmo) é influenciada por questões individuais e interrelacionais. Então, para investigar uma queixa sexual, podemos utilizar questionários, validados cientificamente, com perguntas que ajudam a identificar em qual fase da resposta sexual está o problema.
- você pensa, lembra e fantasia sobre sexo? pensamentos, lembranças e fantasias impulsionam você para a prática sexual? Esse é o desejo espontâneo!
- durante a prática sexual, as carícias e toques (especialmente no clitóris) estimulam você a ficar excitada e lubrificada? É o desejo responsivo!
- você consegue permanecer excitada sem se distrair? A excitação da sua parceria estimula você a ficar mais excitada ainda? Essa é a resposta da excitação!
- você sente dor durante a prática sexual, especialmente na penetração vaginal?
- você sente prazer durante a prática sexual? Sente orgasmo?
- você se sente satisfeita após a prática sexual?
Essas perguntas são um guia para proporcionar a você mais conhecimento sobre sua resposta sexual. Aproveite!
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
