Após quase duas décadas de obras, o Ceará recebeu, nesta sexta-feira (19), a primeira viagem de mercadorias transportadas pela Ferrovia Transnordestina. A composição chegou pela manhã ao município de Iguatu, no Centro-Sul cearense, após sair com uma carga de milho do Piauí.
O trem partiu de Bela Vista do Piauí na tarde de quinta-feira (18). A viagem tinha tempo previsto de 14 horas, mas foi concluída em 12 horas e 8 minutos, chegando antes do estimado.
De acordo com a Transnordestina Logística, empresa responsável pela operação da ferrovia, a viagem faz parte de uma operação-teste. A composição utilizada é formada por 20 vagões e percorreu um trajeto de 585 quilômetros entre os dois estados.
Em nota à imprensa, a empresa informou que a operação experimental foi possível após a emissão, no último dia 11, da Licença de Operação (LO) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que autoriza o transporte de cargas neste trecho da ferrovia. Inicialmente, a viagem estava prevista para o dia 24 de outubro.
Ainda segundo a Transnordestina, o início efetivo do transporte comissionado será programado em conjunto com o Governo Federal, do Ceará e do Piauí.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
