25 de dezembro de 2025

Entenda as diferenças da celebração do Natal entre espíritas e ciganos

Réporter
Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

Reunião no Centro Espírita (Foto: g1)

O Natal, celebrado em diferentes tradições e culturas, também ganha destaque entre comunidades espíritas e ciganas. Para esses grupos, a data vai além das luzes e presentes: é um momento de espiritualidade e renovação de esperanças.  

O Espiritismo tem como pressuposto a mensagem de Jesus para a Humanidade. Distingue-se de outras doutrinas porque crê na reencarnação e na comunicabilidade entre encarnados e desencarnados (“vivos” e “mortos”), por meio da mediunidade.   

Para Eduardo Berfort, membro da Federação Espírita, o Natal representa para o grupo mais do que troca de presente com aqueles que amamos, mas uma data para lembrarmos dos ensinamentos de Jesus. “Compreendemos o Natal como uma data para lembrarmos mais intensamente dos ensinamentos de Jesus: caridade, tolerância, fé, paciência e honestidade”, explicou.

Na visão espírita, Jesus não é considerado “o filho de Deus”, nem o próprio Deus. Ele é visto como um irmão da humanidade, filho de Deus, assim como todos nós. Por ser nosso irmão mais velho, atingiu a perfeição que só alcançaremos após incontáveis reencarnações.  

Ainda segundo Eduardo, a visão espiritual que ele compartilha coloca Jesus como referência máxima para a humanidade. Para ele, Cristo é o guia do nosso planeta e serve como modelo de conduta e evolução.  

“Para nós, Jesus é o guia da Humanidade encarnada em nosso Planeta, sendo nosso modelo. Cremos que ele um dia, em um passado muito distante, foi imperfeito como nós, mas que hoje governa a Terra com sabedoria infinita”, afirmou.

Durante o mês de dezembro, as atividades nos centros espíritas permanecem inalteradas, mas os temas de Natal ganham ainda mais destaques. 

“As atividades nos centros espíritas permanecem inalteradas. As campanhas solidárias e palestras acontecem durante todo o ano. Mas os temas das palestras e outras atividades, nesta época, focam o tema do Natal com mais intensidade”, explicou. 

Natal Cigano

Natal cigano (Foto: Rafael Higa e Marcos Lopes)

 O Natal para a comunidade cigana é um período carregado de energia calorosa e amorosa. Assim como em outras culturas, essa data é marcada pela tradição de compartilhar sentimentos positivos com a família e pessoas próximas. Mas diferente das demais culturas, a data é comemorada no dia 23. 

Segundo o Ranói Osvaldo Amarante, do Tempo Cigano Devlesa Avilan, o natal é comemorado com grandes festas, rituais espirituais entre outros, tudo para que o ano seguinte seja um ano próspero.  

“Por ser um período de energias positivas fazemos grandes comemorações, com ritualísticas mais acentuadas na própria energia da troca. Temos ritos preparatórios como rito das Nozes, que nos transmite muita energia de sorte, caminhos, saúde e paz, além de um preparatório para 2026”, explicou  

O ritual consiste em abrir uma noz sem usar nenhuma ferramenta, com as mãos mesmo. Quanto mais difícil quebrar a noz, mais difícil será o ano para aquela pessoa. Quanto mais fácil, mais sorte ela terá. Depois, a pessoa prova a noz. 

Ciganos celebram Natal com danças em volta de fogueira e previsões para o próximo ano (Foto: @luznegra)

A festa conta ainda com quatro tendas separadas, montadas nos cantos do espaço, que representam os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Cada uma é enfeitada remetem ao seu elemento, e lá são feitas orações e oferendas. 

Para o Ranói o Natal é um momento de reflexão e renovação, por isso, é analisado o ano para melhorar aspectos negativos

“Analisamos o ano e trabalhamos o Natal para melhorarmos o que foi negativo e vibrar o positivo. Esse ano, por exemplo, é o ano universal nove. Ano de encerramentos, de fim de ciclos, ano de faxina, por isso muita coisa nos foi tirada de nossa vida. Dessa forma vamos trabalhar nesse Natal a retirada de todas a energias que não nos pertence, para acolhere o próximo ano livre de algumas amarras”, disse

É importante frisar que os ciganos não têm uma religião no sentido estrito do termo. Eles possuem um conjunto de crenças e princípios. Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira, encontramos ciganos, católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias