Moradores do Conjunto Teresina Sul, na região do bairro Esplanada, zona Sul de Teresina, denunciam que o serviço de coleta regular de lixo não é realizado há mais de uma semana. O problema, que se arrasta desde a última segunda-feira (22), persiste nesta sexta-feira (26), resultando em grandes pilhas de resíduos e mau cheiro nas calçadas.
A ausência do caminhão coletor tem gerado indignação e preocupação com a saúde pública. Sob condição de anonimato, residentes relatam que a situação é insustentável e cobram uma solução definitiva das autoridades municipais.
A interrupção no serviço é um reflexo direto da paralisação de trabalhadores da limpeza urbana ocorrida na quarta-feira (17). Na ocasião, o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep) informou que a greve foi motivada pelo descumprimento de acordos trabalhistas pela empresa terceirizada Ibero Lusitana, responsável pelas zonas Sul e Sudeste.
Embora o movimento tenha sido encerrado poucas horas depois, após o pagamento de débitos como vale-alimentação e horas extras, a regularização do cronograma de coleta ainda não atingiu o Teresina Sul.
Eturb notifica empresa e prevê multas
Em nota de esclarecimento enviada ao Portal ClubeNews, a Eturb (Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano) informou que está registrando todas as reclamações e encaminhando-as à Ibero Lusitana para providências imediatas.
A autarquia destacou que a empresa já vem sendo formalmente notificada e que penalidades legais estão sendo aplicadas. A Eturb ressaltou, ainda, que não descarta a rescisão do contrato caso as irregularidades na prestação do serviço persistam.
Outro lado
A reportagem buscou contato novamente com a empresa Ibero Lusitana e com o Seeacep para esclarecer o motivo do atraso específico nesta localidade. Até a publicação desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto para manifestações.
LEIA TAMBÉM:
Após horas de paralisação, trabalhadores da limpeza encerram greve em Teresina
Trabalhadores da limpeza pública iniciam greve nas zonas Sul e Sudeste de Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
