29 de dezembro de 2025

CNH Social: primeiras habilitações serão entregues em dezembro no Piauí

A meta é emitir 60 mil carteiras até 2030.
Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

CNH (Foto: divulgação/Governo do Estado)

As primeiras carteiras de habilitação do programa CNH Social Estudantil serão entregues ainda neste mês de dezembro. A iniciativa é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e contempla estudantes da rede pública.

A primeira turma já concluiu todas as etapas do processo e iniciará 2026 com a CNH em mãos. Nesta primeira etapa, o Programa CNH Social Estudantil vai contemplar 10 mil estudantes da rede pública estadual com a primeira habilitação na categoria A (motocicleta) e um capacete, ambos totalmente gratuitos. A meta é emitir 60 mil carteiras até 2030.

A ação, segundo o Governo do Piauí, busca promover inclusão social, ampliar oportunidades e reforçar a segurança no trânsito, especialmente entre jovens motociclistas.

“Tivemos a aula inaugural em julho e, desde então, os estudantes inscritos têm participado de todas as etapas, incluindo aulas teóricas e práticas. Com os primeiros aprovados na prova prática, iremos entregar ainda este ano as primeiras CNHs do programa”, explica a diretora-geral do Detran, Luana Barradas.

Conforme o Governo do Piauí, podem participar do programa os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde que tenham completado 18 anos até a conclusão do curso. Nesta primeira fase, 84 escolas aderiram à iniciativa, distribuídas em 14 municípios piauienses com trânsito municipalizado.

A aposentada e estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria da Natividade Marques, de 64 anos, é uma das primeiras beneficiadas. “Quero comprar uma moto porque tenho um terreno e preciso ir lá todos os dias. Estou indo de bicicleta, mas é muito cansativo”, afirma.

Fonte: Governo do Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: