
Comissionados, temporários e terceirizados enfrentaram filas e dificuldades para conseguir atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Piauí nesta terça-feira (30), último dia do prazo estabelecido pelo Governo do Estado para esse grupo regularizar o documento.
Em Teresina, a alta procura esgotou rapidamente as senhas reservadas para atendimento na manhã de hoje. No Espaço da Cidadania do Polo Piauí Center, na zona Sul, o atendimento funciona com equipe reduzida neste período de fim de ano. Segundo a supervisão, no turno da tarde apenas um funcionário realiza os atendimentos. São distribuídas 30 senhas por turno, e quem chegou após as 8h não conseguiu atendimento pela manhã.
Uma servidora comissionada relatou a dificuldade no atendimento. “As senhas já estão esgotadas. Não só aqui, mas em qualquer outro posto que tenha as senhas limitadas. Complica para gente, que é servidor, para conseguir emitir o RG”, disse. Ela pretende aguardar até o meio-dia para tentar uma senha no turno da tarde. Outra contratada vive situação semelhante:
No Espaço da Cidadania do Teresina Shopping, a movimentação começou cedo. Por volta das 7h, antes da abertura do shopping, uma grande fila já se formava do lado de fora. Foram distribuídas 150 senhas pela manhã, mas não há confirmação sobre novas senhas à tarde. Na segunda-feira (29), foram entregues 182 senhas ao longo do dia.
A servidora Rosedallya Grandheel contou que tentou emitir o documento na Zona Norte na segunda-feira, sem sucesso, e também no Teresina Shopping. Nesta terça, chegou por volta das 9h e aguardava a liberação de novas senhas. “Vim hoje, mas também já acabou essa primeira leva. Estou aguardando agora a segunda. Inicialmente a previsão era para meio-dia, mas agora estão falando que eles não têm previsão, mas eu vou esperar porque preciso”, disse.
Procurada, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) afirmou que não houve redução no atendimento e que as unidades funcionam normalmente, exceto nos dias de feriado e ponto facultativo.
Obrigatoriedade e prazos
A emissão da CIN foi definida pelo Decreto Estadual nº 24.080/2025. O documento substitui o antigo RG e utiliza o CPF como número único.
O prazo para comissionados, temporários e terceirizados termina hoje (30). Servidores efetivos têm até 27 de fevereiro de 2026, e inativos e pensionistas até 30 de abril de 2026.
O serviço é gratuito, realizado nos Espaços da Cidadania, mediante apresentação de certidão de nascimento ou casamento, CPF e comprovante de residência.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
