8 de janeiro de 2026

Políticos do Piauí se manifestam sobre ataque dos Estados Unidos à Venezuela

A ação militar resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e da primeira-dama do país, Cicilia Flores.
Repórter
Atualizado há 5 dias

Compartilhe:

Ciro Nogueira e Wellington Dias (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O ataque dos Estados Unidos à Venezuela, na madrugada deste sábado (3), repercutiu entre os políticos do Piauí e dividiu opinião entre os parlamentares do estado. A ação militar resultou na captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e da primeira-dama do país, Cicilia Flores.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em uma rede social, descreveu os ataques como “gravíssimos” e que a garantia da soberania “é um princípio inegociável do direito internacional”. Wellington Dias continuou manifestando solidariedade aos venezuelanos.

“A violação de territórios e instituições ameaça a paz, enfraquece o multilateralismo e cria um precedente perigoso para toda a comunidade internacional. Manifesto solidariedade ao povo da Venezuela e reafirmo a defesa da legalidade internacional, da cooperação entre as nações e da preservação da paz”, escreveu.

Já o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) disse que “hoje a América do Sul começa a acordar de um pesadelo” e que o presidente Nicolás Maduro era tratado “com um respeito que jamais mereceu”. O parlamentar piauiense completou afirmou que ação dos Estados Unidos provocaram o fim da ditadura no país.

“Acabou o tempo em que o ditador Maduro era tratado com um respeito que jamais mereceu. Acabou o tempo de honras de chefe de Estado e homenagens ao opressor de seu próprio povo. Acabou a ditadura de Maduro na Venezuela e acabou, sobretudo, o tempo de passar pano para ditaduras e ditadores”, disse Ciro.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), até a tarde deste sábado (3), não se manifestou publicamente sobre a incursão norte-americana no país venezuelano.

Logo após o comunidado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o sucesso da intervenção na Venezuela, o presidente do Brasil – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – classificou o ato como ultrapassar “uma linha inaceitável” e colocou-se à disposição para negociações entre os dois países.

LEIA TAMBÉM:

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: