
Moradores da cidade de Picos (PI) realizaram um protesto em frente à sede da Águas do Piauí, na manhã desta terça-feira (6). A reivindicação é pela normalização do serviço de abastecimento, que estaria prejudicado há pelo menos seis meses.
O mestre de obras Francisco das Chagas denunciou estar há mais de um mês totalmente sem água em casa, mesmo pagando a conta.
“A situação é triste. Como que a gente paga um talão e não temos água há mais de 30 dias? Há seis meses o abastecimento vem sendo prejudicado. A água chegava à noite, consumíamos um pouco ao dia e meio-dia acabava. A partir da virada do ano para cá, piorou”, comentou.
Com o abastecimento prejudicado, Francisco das Chagas relatou que tem uma criança de quatro meses em casa e não tem água para tomar banho ou fazer as necessidades básicas.
“Não é justo você pagar um talão e chegar em sua casa, abrir uma torneira e não ter água para tomar banho. Estamos tendo que fazer as necessidades em cima do morro. Nós queremos providências da Águas do Piauí”, disse.
Os moradores formalizaram uma denúncia ao Ministério Público do Piauí. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) esteve no local e contou que irá marcar uma reunião com a concessionária Águas do Piauí, na quarta-feira (7), para resolver o problema.
O QUE DIZ A ÁGUAS DO PIAUÍ
A Águas do Piauí informa que constatou uma perda de aproximadamente de 20% da vazão do poço que atende o bairro Aerolândia, no município de Picos, em decorrência do longo período de estiagem, somada ao crescimento populacional da região e ao aumento da demanda por consumo de água. Diante desse cenário, equipes técnicas seguem realizando análises e intervenções em todo o sistema de abastecimento do bairro.
Entre as ações já executadas estão a setorização da rede, a substituição da bomba do poço principal e a injeção direta de água na rede de distribuição da comunidade. A concessionária também iniciou uma série de medidas para a reestruturação do sistema, como a instalação de registros e de novos pontos de injeção, a interligação de redes, além de reparos nos componentes do poço, com o objetivo de melhorar o ciclo de distribuição de água.
A empresa informa ainda que as ruas Sobradinhos I e II já apresentam retorno gradativo do abastecimento após as intervenções realizadas. As equipes permanecem atuando no bairro para dar continuidade às ações mapeadas, visando à regularização do fornecimento de água no menor tempo possível.
A Águas do Piauí reforça que segue trabalhando para a normalização do abastecimento no bairro Aerolândia e orienta que, em casos de desabastecimento ou necessidade de carros-pipa, a população entre em contato pelo número 0800 223 2000 (ligações e WhatsApp) ou pelo aplicativo Águas App.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
