8 de janeiro de 2026

Site da Sefaz-PI apresenta instabilidade nos serviços de IPVA

Editora
Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

A Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz) informou que o site destinado à emissão de boletos e ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está apresentando instabilidade. A equipe de Tecnologia da Informação está analisando a ocorrência para identificar a causa da interferência e solucionar o problema.

A instabilidade não afeta todos os contribuintes, ocorrendo de forma pontual. Um dos problemas relatados é o reaparecimento de boletos já pagos como se estivessem em aberto. O secretário de Finanças, Emílio Júnior, comenta que a instabilidade decorre de uma falha na Tecnologia de Informação.

“Nós lançamentos um sistema novo de atualização de IPVA ainda no ano passado, mas, como todo sistema novo, passa por algumas adaptações quando entra na fase real. Nós pedimos paciência para população; algumas pessoas que estão acessando não estão tendo problema. Que as pessoas aguardem esta semana, para que a gente possa resolver o problema, e ser normalizado. Temos tempo, a primeira parcela do IPVA vence em janeiro”, disse o secretário.

Solicitação de isenção

A solicitação de isenção do IPVA 2026 já pode ser feita online pelo site da Sefaz-PI. O benefício é para proprietários de veículos de carga e pessoas com deficiência (PCDs). Veículos com mais de 15 anos, motocicletas até 170 cilindradas e táxis são isentos automaticamente, sem necessidade de processo.

Calendário de Pagamento

A Sefaz informa que “os contribuintes que escolherem pagar o IPVA em cota única (à vista) poderão obter dois níveis de desconto: até 30 de janeiro de 2026, com desconto de 15%; e até 27 de fevereiro de 2026, com desconto de 10%. A previsão é de uma arrecadação em torno de R$ 650 milhões”.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: