8 de janeiro de 2026

TRE vai contratar motoboys para agilizar o processo de apuração no Piauí

O objetivo é dar celeridade à apuração dos votos em 2026.
Repórter
Atualizado há 1 dia

Compartilhe:

Sebastião Ribeiro Martins (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) planeja contratar motoboys para fazer o transporte dos dados das urnas eletrônicas no dia das eleições gerais, que acontecem no dia 4 de outubro de 2026. O objetivo é dar celeridade à apuração dos votos.

O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, explicou que neste ano os eleitores terão que escolher seus novos deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente da República. A situação, segundo o presidente, provocará uma lentidão nas sessões eleitorais.

“Além dos cartórios eleitorais, que são pontos de transmissão de dados, nós temos outros pontos de transmissão. O Tribunal vai contratar motoboys para transportar rapidamente a mídia daquela sessão eleitoral para o ponto de transmissão mais próximo. Nós esperamos que neste ano a apuração seja mais rápida”, disse em entrevista à TV Clube, nesta quarta-feira (7).

Nas eleições de 2024, o Piauí contabilizou 2.698.764 eleitores, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de eleitores aptos para votar neste ano, 2.558.905 já possuíam biometria.

Para atender a demanda e evitar atrasos operacionais, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins reforçou que o Tribunal aumentou os investimentos. A previsão é que a votação, em 2026, exceda o prazo das 17h nos colégios eleitorais.

“Nós estamos fazendo várias licitações, como a contratação de veículos, aeronaves, computadores novos e notebooks. Nós já estamos dando encaminhamento para que, no dia 4 de outubro, já esteja com tudo preparado e apto a ter uma boa votação e apuração bem rápido”, afirmou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: