
Dois hospitais privados de Teresina começaram a realizar procedimentos especializados em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa federal Agora Tem Especialistas.
As unidades Santa Maria e Med Imagem, da Rede Athena, vão ofertar cerca de 2,7 mil cirurgias por ano, totalizando R$ 13,6 milhões em procedimentos.
Um dos primeiros beneficiados foi Genivaldo dos Reis Moura, de 64 anos, que passou por uma cirurgia de joelho no Hospital Med Imagem após mais de 30 anos convivendo com dores causadas por uma lesão antiga.
“No momento eu fiquei sem acreditar. Eu tinha dado entrada (no processo da cirurgia) pelo Hospital Universitário e, quando minha esposa me contou que seria um hospital privado, fiquei surpreso e mais feliz ainda. Primeiro por dar certo a cirurgia e segundo, por estar aqui nesse local”, relatou Genivaldo.

O procedimento, de alta complexidade, consiste na implantação de uma prótese total de joelho e permite recuperação rápida, segundo o médico responsável, Charles de Oliveira.
Pelo programa, hospitais privados atendem pacientes do SUS sem custo e, em contrapartida, recebem créditos para quitar tributos federais vencidos ou a vencer. A iniciativa busca reduzir filas e ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas.
Além de cirurgias ortopédicas, o programa contempla procedimentos como retirada de vesícula por vídeo, cirurgias de hérnia, tratamentos para cálculo renal, artroplastia de quadril, vasectomia e cirurgias oncológicas, incluindo próstata e útero.
Em todo o país, mais de 150 propostas de instituições privadas já foram aprovadas. Ao final de 2025, o governo federal soma R$ 150 milhões em contratos, convertidos em atendimentos especializados para pacientes do SUS. Atualmente, nove hospitais em diferentes estados já participam do programa.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!