10 de janeiro de 2026

Quatro cães resgatados de canil clandestino em Parnaíba testam positivo para Leishmaniose

O canil estava localizado na cidade de Parnaíba (PI); duas pessoas foram presas em flagrante.
Editora
Atualizado há 12 horas

Compartilhe:

Quatro animais resgatados de um canil clandestino em Parnaíba, no litoral do Piauí, testaram positivo para Leishmaniose visceral. A operação, denominada “Lucro Sujo”, foi realizada nesta quinta-feira (8) pela Polícia Civil, que encontrou 12 animais no local.

Dos 12 animais, 10 apresentavam sinais evidentes de maus-tratos, como negligência, falta de higiene e ausência de cuidados básicos.

“Quatro desses animais fizeram teste rápido e testaram positivo para Leishmaniose visceral, que é uma doença infectocontagiosa. É possível que os outros animais também estejam infectados e vão passar por exames”, disse o delegado Renato Pinheiro, que realizou o flagrante.

O delegado relatou que os animais estavam trancados em gaiolas. “Nós, considerando que a situação configura juridicamente um flagrante delito, adentramos e salvamos os animais e fizemos a condução de dois suspeitos para lavratura do auto”, disse.

As irregularidades foram confirmadas com o auxílio de imagens captadas por drone, que mostraram as condições precárias em que os animais eram mantidos. Segundo o delegado Renato Pinheiro, as imagens evidenciaram o sofrimento dos cães, que estavam em ambiente inadequado e sem os cuidados necessários.

Duas pessoas responsáveis pelo canil foram autuadas em flagrante. Elas devem responder pelo crime de maus-tratos qualificados. Os investigados passaram por audiência de custódia e foram liberados com medidas cautelares diversas da prisão.

LEIA TAMBÉM

Cães são resgatados de canil clandestino em Parnaíba; animais estavam doentes e em situação de maus-tratos


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: