
Um suspeito de abuso sexual infantojuvenil em Parnaíba (PI) foi preso nesta sexta-feira (9) ao tentar embarcar em um avião em Fortaleza (CE). A prisão preventiva faz parte da Operação Silêncio Quebrado 11, que tem como finalidade combater a prática desse tipo de crime no ambiente digital.
Segundo a Polícia Federal (PF), o homem compartilhava e armazenava imagens dos abusos. Conforme as investigações, ele já responde por outro processo envolvendo a produção de conteúdo de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A polícia também investiga a prática de estupro relacionado à produção das imagens presentes na denúncia.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Subseção Judiciária de Parnaíba (PI). Durante a ação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, que foram entregues à perícia técnica.
A PF alertou quanto à importância do monitoramento e orientação por parte dos pais aos filhos quanto ao ambiente digital e físico.
“A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, comunicou.
Confira as dicas:
- Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção;
- Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco;
- Ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!