13 de janeiro de 2026

UFPI abre inscrições para 200 vagas em cursos de licenciatura voltados a professores e estudantes

De acordo com a Lei de Cotas, 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência e os outros 50% para ações afirmativas.
Atualizado há 21 horas

Compartilhe:

Universidade Federal do Piauí (UFPI). (Foto: Reprodução)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou o edital do processo seletivo para o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores (PRILEI/UFPI). Ao todo, são ofertadas 200 vagas para cursos de graduação presenciais, em regime de alternância, para o período letivo 2026.1.

Inscrições e prazos

Os interessados devem se inscrever exclusivamente via formulário eletrônico no site prileiufpi.com.br, no período de 15 a 24 de janeiro de 2026 (até as 20h).

  • Resultado final: 9 de fevereiro.
  • Convocação: prevista para 23 de fevereiro.

Distribuição de vagas

As oportunidades estão divididas entre os campi de Bom Jesus e Teresina:

  • Bom Jesus (Campus CPCE): Licenciatura em Ciências da Natureza (50 vagas).
  • Teresina (Campus SG): Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais (50 vagas); Licenciatura em Artes (50 vagas); Mediação Cultural, Licenciatura em Matemática e suas Tecnologias (50 vagas).

De acordo com a Lei de Cotas, 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência e os outros 50% para ações afirmativas (estudantes de escolas públicas, baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência).

Quem pode participar?

O processo seletivo foca em dois perfis principais:

  1. Professores: Preferencialmente da rede pública (Ensino Fundamental II, Médio ou EJA) que não possuem graduação na área em que atuam. É necessário comprovar pelo menos um ano de serviço.
  2. Estudantes: Candidatos com Ensino Médio completo que realizaram o Enem em qualquer edição entre 2015 e 2025. O selecionado deve se comprometer a realizar um ano de residência docente na rede pública.

Objetivos do programa

O PRILEI busca modernizar a formação docente no Piauí, adequando as licenciaturas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O programa utiliza metodologias ativas e ensino híbrido para oferecer formação superior específica a quem já atua em sala de aula, contribuindo para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A seleção é coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e pela Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE), em parceria com as secretarias estadual e municipais de educação.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: