13 de janeiro de 2026

Vídeo: temporal com ventos intensos leva portão de casa em município do Piauí

Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, falou sobre o fenômeno.
Réporter
Atualizado há 15 horas

Compartilhe:

Um forte temporal, acompanhado de chuva e ventos intensos, causou danos materiais em algumas residências na cidade de Pedro Laurentino. O caso foi registrado nesse domingo (11) e uma câmera de segurança registrou o momento em que um portão é levado pelo vento. 

O temporal atingiu diversos bairros, deixando casas sem telhados, muros caídos e causando a queda de árvores. 

A Prefeitura de Pedro Laurentino informou que está mobilizada para prestar assistência às famílias atingidas, realizando levantamentos dos danos e oferecendo apoio. No entanto, a prefeitura afirma que a situação exige o apoio de instituições que atuam em demandas emergenciais para ampliar o atendimento e acelerar a recuperação das áreas afetadas. 

Segundo a Prefeitura, não há registro oficial de feridos, mas os prejuízos materiais ainda estão sendo contabilizados.

Segundo o Diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, as rajadas de chuva registradas na cidade foram provocadas pelo calor intenso. As altas temperaturas influenciam as correntes de ar por meio de efeitos termodinâmicos.

“Isso é energia, o calor é energia. Quando temos um excedente térmico dinâmico, essa energia precisa se transformar de calor em movimento. Esses redemoinhos ou microbursts, como ocorreu na cidade, são determinados por correntes de ar superaquecidas”, explica.

⛈️ Um microburst (ou microexplosão) é uma forte e localizada coluna de ar descendente de uma tempestade (cumulonimbus) que atinge o solo e se espalha horizontalmente, causando ventos destrutivos que podem superar 200 km/h, causando danos semelhantes a tornados, embora com ventos retos e não rotacionais.

A meteorologista, Sônia Feitosa, relatou ao Portal ClubeNews, que na região sudeste do Piauí a tendência é ausência de chuva, ou em alguns casos, chuvas isoladas. A previsão segue até o dia 18 de janeiro.  

“A tendência é ausência ou bem pouca chuva até os dias 17 e 18. Depois, os padrões atmosféricos melhoram e as chuvas voltam a se espalhar pelo estado”, explicou.

Leia mais:  

Chapada do Corisco: Teresina registra tempo instável com raios, relâmpagos e trovões


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias