
O ator Henri Castelli não irá voltar ao BBB 26 por orientação médica. O participante do reality precisou de atendimento médico após ter duas crises convulsivas dentro da casa mais vigiada do Brasil. A desclassificação foi feita pelo apresentador Tadeu Schmidt durante o programa ao vivo.
Em entrevista à TV Clube, o médico neurologista Irapuá Ferreira Ricarte esclareceu que essas crises acontecem devido a uma alteração na atividade elétrica cerebral. “Uma crise convulsiva é um tipo de crise epilética. Você vai ter movimentos tônicos, você fica rígido na base dos membros”, disse.
O neurologista explicou que diversos gatilhos podem provocar crises convulsivas, que podem ser do tipo epiléptico.
“Medicamentos, hipoglicemia, intoxicação, abstinência… São gatilhos que podem levar a uma crise epilética chamada provocada. Essa crise não necessariamente é uma epilepsia. Muita gente tem essa crise e não desenvolve epilepsia. Epilepsia é quando o paciente tem uma pré-disposição a ter crises epiléticas”, comentou.
RECOMENDAÇÃO
Em caso de crise convulsiva, o neurologista orienta que as pessoas ajudem colocando o paciente de lado e aguardando a crise passar. Se durar mais de cinco minutos ou ocorrerem novas crises, é necessário levá-lo ao hospital.
“A primeira coisa é deixar o paciente de lado, porque se o paciente vomitar, ele não vai broncoaspirar. Em hipótese nenhuma, colocar dedo ou algo na boca dele, desenrolar a língua”, orientou.
Irapuá acrescentou que as crises convulsivas devem ser tratadas com a maior urgência possível, a fim de evitar possíveis complicações de saúde.
“Quanto mais tempo o paciente passar em uma crise convulsiva sem tratamento, ele pode perder neurônios. Então, é urgente tratar esse paciente o mais rápido possível”, finalizou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!