15 de janeiro de 2026

Empresa é multada em R$ 398 mil por falhas na coleta de lixo em Teresina

A Eturb determinou a aplicação da multa e posterior intimação da empresa contratada “para ciência integral da presente decisão”.
Repórter
Atualizado há 12 horas

Compartilhe:

Lixo nas ruas de Teresina (Foto: Andréa Gomes/g1)

A empresa Ibero Lusitana foi multada em R$ 398.221,55 após a paralisação total ou parcial dos serviços de coleta de lixo domiciliar, insuficiência do quantitativo mínimo de veículos compactadores em funcionamento, veículos parados na garagem e atrasos na cobertura de setores previamente programados.

A Prefeitura de Teresina contratou a empresa para atuar nas zonas Sul e Sudeste, que tiveram pontos de acúmulo de lixo, no mês de dezembro de 2025, após um impasse entre a Ibero Lusitana e o Palácio da Cidade. Diante disso, o prefeito Silvio Mendes (União Brasil) decidiu romper o contrato.

Em nova decisão, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na edição de quarta-feira (14), a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) determinou a aplicação da multa e posterior intimação da empresa contratada “para ciência integral da presente decisão”.

Conforme o relatório, após a paralisação ocorrida em 17 de dezembro de 2025, os serviços não foram devidamente regularizados, sendo constatado que, em 23 de dezembro de 2025, apenas nove veículos compactadores encontravam-se em operação, enquanto cinco permaneciam inativos.

A Eturb pontuou que a Ibero Lusitana foi notificada pela primeira vez em caráter pedagógico, mediante falhas graves e reiteradas na execução do contrato, “circunstância que evidencia a reincidência e continuidade das irregularidades cometidas”.

A empresa, segundo a Eturb, foi notificada e concedido o prazo para a apresentação de defesa. “Todavia, o prazo transcorreu integralmente sem que a empresa apresentasse qualquer manifestação, caracterizando revelia administrativa e autorizando o julgamento do feito com base nos elementos constantes dos autos”, diz um trecho da decisão.

Mutirão de limpeza

Para sanar problema do acúmulo de lixo na cidade, o prefeito Silvio Mendes determinou a criação de um plantão da limpeza pública na primeira semana do mês de janeiro de 2026 para reduzir os impactos provocados pela ausência do serviço.

O contrato com a Ibero Lusitana foi rompido e a empresa Vox assumiu a função.

O Portal ClubeNews tenta contato com a empresa Ibero Lusitana. O espaço está aberto para esclarecimentos.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: