4 de fevereiro de 2026

Após denúncias, 29 aves silvestres são resgatadas em residências no Piauí

Os policiais localizaram residências onde aves eram mantidas sem autorização

Compartilhe:

Vinte e nove aves silvestres mantidas em cativeiro irregular durante uma operação de policiamento ambiental no município de União, neste sábado (17), segundo o Comando de Policiamento Ambiental (CPA).

Conforme a PM, a ação teve caráter preventivo e repressivo e foi realizada após denúncias sobre práticas ilegais, como o uso de armadilhas conhecidas como “tapagens”, usadas para barrar peixes em cursos d’água e facilitar a captura.

Durante o patrulhamento nas zonas urbana e rural, os policiais também localizaram residências onde aves eram mantidas sem autorização dos órgãos ambientais competentes.

“A gente foi averiguar denúncias sobre armadilhas do tipo tapagem e, durante o patrulhamento, também constatamos a criação irregular de aves em cativeiro em algumas residências da cidade”, afirmou o sargento César Gomes, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Ainda segundo a corporação, 26 aves foram soltas no habitat natural após avaliação da equipe. Outras três, incluindo um papagaio, foram encaminhadas ao BPA para cuidados por necessitarem de acompanhamento especializado.

A PM informou que os animais foram entregues de forma voluntária pelos responsáveis, que receberam orientações sobre a legislação ambiental. Cerca de sete pessoas foram orientadas durante a ação.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: