1 de fevereiro de 2026

PM dispara spray de pimenta dentro de viatura no Piauí: “Mais um dia normal”

Embora utilizado em treinamentos e ações de controle de distúrbios, o spray de pimenta é uma arma não letal que exige cautela.

Compartilhe:

O subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), capitão Thanack, protagonizou um momento inusitado que repercutiu nas redes sociais nesta segunda-feira (19). Em vídeo gravado no interior de uma viatura, o oficial borrifa spray de pimenta para, segundo ele, testar a resistência da equipe e começar o dia “com energia”.

“Bom dia, viatura do BPChoque aqui. Vamos cheirar um gás, todo mundo, para ver se dá certo nesta segunda-feira. Todo mundo aqui. Bora ver”, diz o capitão de forma descontraída antes de acionar o dispositivo.

Nas imagens, é possível observar que os policiais reagem com risadas, mas logo o próprio subcomandante e o policial que está no banco de trás começam a tossir devido à inalação do agente químico, que causa irritação imediata na garganta e nos olhos. O motorista, por sua vez, manteve-se firme no “teste de resistência”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar do Piauí informa que tomou conhecimento, por meio das redes sociais, da veiculação de um vídeo em que um oficial da Corporação, teria acionado um artefato de gás lacrimogêneo no interior de uma viatura policial, na presença de outros policiais militares.

Diante das imagens divulgadas, a Corporação determinou a imediata adoção das providências administrativas cabíveis, que já estão sendo conduzidas no âmbito da Corregedoria da PMPI, conforme a legislação vigente.

A Polícia Militar do Piauí acompanha o caso de forma rigorosa, com reforço da transparência, e assegura que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas, respeitando o devido processo legal.

A PMPI reafirma seu compromisso com a legalidade, a ética e a atuação institucional responsável, mantendo acompanhamento permanente do caso.

Riscos e cuidados com o uso do spray de pimenta

Embora utilizado em treinamentos e ações de controle de distúrbios, o spray de pimenta é uma arma não letal que exige cautela. O uso em ambientes fechados, como o registrado no vídeo, potencializa os efeitos do agente químico.

1. Efeitos imediatos e riscos à saúde

  • Sintomas: Causa dor intensa, cegueira temporária, tosse, falta de ar e sensação de queimação na pele e mucosas.
  • Ambientes fechados: O risco de intoxicação é severo em locais sem ventilação, podendo desencadear crises respiratórias graves em pessoas sensíveis.
  • Fator externo: O vento pode causar o “efeito reverso”, atingindo o próprio aplicador.
  • Limitações: Não é indicado contra agressores armados com armas de fogo, devido ao curto alcance e tempo de resposta.

2. O que fazer em caso de exposição

  • Água corrente: Lave abundantemente os olhos e a pele apenas com água para remover o resíduo químico.
  • Ventilação: Procure imediatamente um local arejado para facilitar a respiração.
  • Troca de roupa: Se o vestuário for atingido, remova-o o quanto antes para evitar que o produto continue em contato com o corpo.
  • Higiene nasal: O uso de solução salina (soro fisiológico) ajuda a reduzir a ardência e a coriza nas vias nasais.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias