A cruz que havia sido removida da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi recolocada após a exoneração do superintendente de Turismo do Município, Valdecir Galvão. Em entrevista à TV Clube, nesta terça-feira (20), o prefeito da cidade, Francisco Emanuel (PP), afirmou que soube da remoção do símbolo religioso pela imprensa.
O chefe do Executivo municipal também relatou que, assim que soube da situação imediatamente entrou em contato com a empresa responsável e foi informado que a decisão havia sido tomada pelo ex-gestor da pasta, que foi exonerado após a polêmica.
“Eu fui surpreendido por diversos meios de comunicação informando sobre a retirada da cruz, um vídeo que eu achei bem forte, a empresa retirando com a motosserra, no pé da cruz, fazendo essa remoção. Eu não tinha conhecimento, não fui comunicado”, pontuou.

Em sua defesa, Valdecir Gavião argumentou que seguiu orientação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), versão que foi contestada em documentos emitidos pelo órgão.
“Eu peguei o documento da SPU e constatamos que a SPU está apenas respondendo a um questionamento do superintendente, onde o superintendente passa o conhecimento da existência dessa cruz e a SPU diz ‘Olha, essa cruz está em um local de área da União, mas fica a critério [de vocês] se quiserem remover’. Em nenhum momento a SPU mandou fazer essa retirada”, ressaltou.
Francisco Emanuel também pediu desculpa à comunidade católica de Parnaíba, além de defender a liberdade religiosa no município.
“A gente chamou a empresa, a cruz foi colocada novamente no lugar, a gente pediu desculpa, reafirmou o nosso compromisso com todas as religiões. O que importa pra gente é a fé, é a ação boa que cada uma delas pratica na nossa cidade. A gente vem colaborando com todas”, finalizou.
Entenda o caso
O prefeito de Parnaíba (PI), Francisco Emanuel (Progressistas), exonerou o superintendente de Turismo, Valdecir Galvão, após a retirada de um cruzeiro na praia da Pedra do Sal. A decisão do ex-superintendente teria sido tomada sem autorização e gerou polêmica na cidade.
A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município, no último sábado (17), logo após a remoção da cruz na manhã do mesmo dia. Um funcionário, possivelmente lotado na Prefeitura de Parnaíba, utilizou uma motosserra para cortar a cruz, que está no local desde a década de 1960.
O ponto é considerado um símbolo religioso para pescadores e a comunidade católica da cidade de Parnaíba. A situação gerou uma cobrança dos fiéis quanto a um posicionamento do prefeito, que efetivou a exoneração do superintendente.
De acordo com a Prefeitura de Parnaíba, a decisão de remover o cruzeiro foi tomada de forma unilateral pelo então gestor do Turismo. Para a vaga, o prefeito Francisco Emanuel nomeou interinamente Zulmira do Espírito Santo.
Ex-superintendente diz que não agiu sozinho
Segundo Valdecir, ele entrou em contato com a pessoa responsável por instalar a cruz e explicou que a área é considerada terreno de Marinha, onde não é permitido colocar estruturas. Ele afirmou ainda que o cruzeiro era de madeira e representava risco. “A área é molhada, bate onda ali, poderia cair e pôr pessoas em risco”, disse.
Valdecir relatou que a pessoa responsável foi contrário à retirada e, por isso, levou o caso à Secretaria de Governo. Além disso, o ex-gestor destacou que, antes da retirada da cruz, participou de uma reunião com o secretário de Governo, a secretária da pasta à qual era subordinado e um representante do setor de terras.
Segundo o ex-superintendente, ficou decidido que a Prefeitura enviaria um documento à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para que o órgão se manifestasse sobre o caso.
“O documento foi elaborado (…) e enviado com o consentimento da nossa secretária”, afirmou. Valdecir disse que apenas cumpriu determinações superiores. “Eu sou o superintendente que tinha dois secretários dentro da sala e mais a pessoa responsável da terra. Qual a culpa que eu tenho? Não tenho culpa nenhuma”, declarou em sua defesa.
Leia Mais:
Ex-superintendente comenta remoção de cruz em praia e cita documento para retirada
Vídeo: superintendente é exonerado após remoção de cruz em praia no litoral do Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!