Na maior maternidade pública do país, na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, utiliza técnicas não invasivas para a recuperação de prematuros. Uma delas é a redeterapia, usada com bebês com quadro clínico estável.
A técnica oferece conforto, aconchego e estímulos positivos. Auxilia na postura, na autorregulação e na criação de um ambiente calmo, semelhante ao útero materno.
Segundo a pediatra Marina Targa, o recurso fortalece o cuidado humanizado previsto pelo Método Canguru, que orienta o cuidado humanizado ao recém-nascido prematuro. O Método Canguru busca reduzir ruídos, luzes fortes e outros estímulos nocivos, criando um ambiente acolhedor e adequado ao desenvolvimento neurológico.
“A redinha proporciona estimulação sensório-motora e acolhimento para os nossos bebês, especialmente aqueles que nasceram prematuros. Ela favorece a organização postural, o que é importante dentro do contexto de neuroproteção na unidade neonatal”, explicou.
As redinhas são produzidas pelo setor de costuraria da maternidade. Já foram confeccionadas 30 unidades. Após o uso, passam por higienização na lavanderia e podem ser reutilizadas com segurança por outros bebês.
Melhora significativa

Gabriele Borges, de Teresina, acompanha sua filha Ana Isabel, que nasceu prematura com 30 semanas. Ela contou ter percebido uma melhora significativa no comportamento e na estabilidade da filha após o início do uso da redinha.
“Eu percebo que ela fica muito mais calma e tranquila na redinha. Antes, ela estava bem agitada, com os batimentos acelerados, mas, quando colocaram ela na redinha, os batimentos diminuíram e ela passou a dormir melhor. Ela fica mais aconchegada, mais confortável. A gente vê que ela relaxa, descansa e dorme por mais tempo. Para mim, é muito gratificante ver essa melhora, porque tudo que é bom para ela também traz mais segurança para mim. Eu nunca tinha visto esse método de perto e fiquei encantada quando encontrei ela na redinha pela primeira vez. Até mandei foto para toda a família; todo mundo achou lindo e ficou impressionado com o quanto ela ficou bem”, disse a mãe.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!