As fortes chuvas e ventos registrados entre a noite de segunda-feira (26) e a madrugada de terça-feira (27), em Teresina (PI), provocaram a queda de diversas árvores e de um muro, além de interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários bairros da capital.
Na Avenida João Elias Tajra, na Zona Leste, uma mulher foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros durante a noite, após ter o carro arrastado pela enxurrada na forte chuva que atingiu a cidade. O caso ocorreu por volta das 22h. Ninguém ficou ferido.
Segundo os bombeiros, o veículo foi levado pela correnteza. A motorista e a passageira conseguiram pedir ajuda e foram retiradas em segurança.

A chuva também derrubou árvores em vários pontos da cidade. Somente na noite de segunda, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 13 ocorrências relacionadas.
A Equatorial Piauí informou que mais de 50% dos clientes que tiveram o fornecimento interrompido já estão com o serviço restabelecido. Já a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí apontou que a chuva foi estimada em 19,8 mm, acompanhada por ventos intensos que chegaram a 100 km/h.
Imagens enviadas à TV Clube mostram árvores caídas na Avenida Marechal Castelo Branco e na avenida principal do bairro Saci, a Doutor Luís Pires Chaves.
Um muro também desabou no cruzamento das avenidas Industrial Gil Martins e Celso Pinheiro, na Zona Sul, derrubando um outdoor publicitário e comprometendo parte da via e da calçada.

O estado permanece sob dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válidos até 23h59 desta terça-feira (27). O alerta amarelo, de perigo potencial, abrange a região sul do Piauí, enquanto o alerta laranja, de perigo, cobre áreas do norte, incluindo Teresina.
A Equatorial Piauí informou que mais de 50% dos clientes que tiveram o fornecimento interrompido já estão com a energia restabelecida na região metropolitana. A Equatorial Piauí informou ainda que aumentou em 160% o número de equipes em campo para atuar na recomposição do sistema na região metropolitana.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) comunicou que não foi acionada para ocorrências de obstrução de vias. O Portal ClubeNews apurou que a Avenida Doutor Luís Pires Chaves, no bairro Saci, já teve o tráfego liberado após a retirada da árvore por volta das 8h.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teresina (Semam) esclareceu que não realiza diretamente os serviços de corte, poda ou retirada de árvores. A pasta atua na análise técnica e na emissão de autorizações para esses procedimentos, conforme estabelece a legislação ambiental vigente.

A secretaria destacou ainda que, nos casos de árvores localizadas em propriedades privadas, a execução do serviço de poda ou corte é de responsabilidade do proprietário, que deve realizar o procedimento por meios adequados e seguros.
Já em vias públicas, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da região correspondente é acionada para realizar a remoção e garantir a segurança da área. Além disso, quando houver envolvimento com a rede elétrica, a responsabilidade pelo atendimento é da Equatorial Energia, que executa os procedimentos técnicos necessários.
Nota da Equatorial Piauí:
“A Equatorial Piauí informa que a chuva que atingiu Teresina na noite de ontem (26), acompanhada de fortes ventos, provocou ocorrências de falta de energia em algumas regiões da capital. Ainda na noite de ontem, os trabalhos iniciaram de forma remota, direto do Centro de Operações. Após a chuva, equipes foram a campo para realizar reparos na rede e outros componentes do sistema elétrico.
A Equatorial Piauí informa ainda que aumentou em 160% o número de equipes em campo para atuar nesse cenário. Neste momento, mais de 50% dos clientes interrompidos já tiveram o fornecimento normalizado na região metropolitana. Os trabalhos da concessionária e suas equipes seguem por esta terça-feira (27) até restabelecer o fornecimento para 100% dos clientes impactados.
A concessionária esclarece também que a ordem dos trabalhos prioriza ocorrências coletivas e serviços essenciais, para posteriormente realizar o atendimento das ocorrências individuais.”
Nota da Semam:
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) informa que não realiza diretamente serviços de corte, poda ou retirada de árvores. O órgão atua na análise técnica e na emissão das autorizações para poda e corte, conforme a legislação ambiental vigente.
Ressaltamos que, em casos de árvores localizadas em propriedades privadas, após a autorização emitida pela SEMAM, a execução do serviço de poda ou corte é de responsabilidade do próprio proprietário, que deve realizar o procedimento por meios adequados e seguros.
Nos casos de queda de árvores em vias públicas, a SDU local da respectiva região é acionada para os procedimentos de remoção e garantia da segurança da área. De forma complementar, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em situações de urgência e emergência. Quando houver envolvimento com rede elétrica, a atuação cabe à Equatorial Energia, responsável pelos procedimentos técnicos necessários. A SEMAM permanece à disposição para os esclarecimentos necessários.”
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!