
As inscrições para os cursos superiores de Inteligência Artificial (IA) do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) encerram neste domingo (1º). Ao todo, estão sendo ofertadas 120 vagas, sendo 90 para o Curso Superior de Tecnologia em IA e 30 para o Bacharelado em IA, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026.
Uma das principais novidades desta edição é a ampliação do público atendido. Além dos estudantes da rede pública, o PIT passa a aceitar candidatos oriundos de escolas filantrópicas e particulares.
Como serão distribuídas as vagas
- Tecnologia em IA: três turmas presenciais (manhã, tarde e noite), com 30 vagas cada.
- Bacharelado em IA: uma turma no turno da noite, com 30 vagas.
O período de matrículas será de 11 a 20 de fevereiro de 2026.
Formas de ingresso
O processo seletivo será realizado por dois critérios:
- Medalhas em olimpíadas científicas – 20% das vagas;
- Nota do Enem – 80% das vagas, aceitando as edições de 2021 a 2025, conforme pesos definidos em edital.
Inscrições gratuitas e suporte presencial
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do PIT até 1º de fevereiro. Os candidatos precisam preencher o formulário eletrônico e enviar a documentação em formato PDF.
Quem tiver dificuldades no processo on-line poderá buscar atendimento presencial no HUB Investe Piauí, localizado na Avenida Miguel Rosa, nº 2932, Centro, das 9h às 17h. O resultado final será divulgado em 10 de fevereiro de 2026.
Nova sede em 2026
A partir de 2026, o PIT passará a funcionar na Escola de Tecnologia Engenheiro Sampaio, prédio recém-inaugurado na Avenida Campos Sales, no Centro de Teresina, totalmente equipado para atividades de formação na área de tecnologia.
O edital completo, com regras, critérios de classificação, ações afirmativas e cronograma, está disponível no site oficial do instituto.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!