
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou neste sábado (31) por uma avaliação de rotina referente ao primeiro dia de pós‑operatório da cirurgia de catarata realizada no olho esquerdo. O exame apontou uma evolução satisfatória, dentro do esperado para o período inicial de recuperação.
A consulta ocorreu em Brasília onde a equipe médica confirmou que Lula está apto a retornar às atividades habituais já nesta segunda-feira (2). A previsão é que ele participe da sessão solene de abertura do ano Judiciário de 2026, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Recuperação e procedimento
O presidente foi submetido ao procedimento na sexta-feira (30) e recebeu alta no mesmo dia, após uma cirurgia considerada simples e sem intercorrências, segundo o Palácio do Planalto. Lula já havia passado por operação semelhante no olho direito, em 2020.
A catarata é um processo natural associado ao envelhecimento e provoca a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho, deixando-o esbranquiçado. Na cirurgia, essa lente é substituída por uma prótese artificial.
Durante o fim de semana, Lula permanecerá em repouso na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, sendo acompanhado por equipes médicas lideradas pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Com informações da Agência Brasil
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!