3 de fevereiro de 2026

Teto de igreja é arrancado durante forte chuva e casas ficam destelhadas em Prata do Piauí

Fortes chuvas foram registradas em diferentes pontos do Sul do Piauí, provocando transtornos e exigindo acompanhamento das Defesas Civis municipais

Compartilhe:

Em Prata do Piauí, a 130 km ao Sul de Teresina, as chuvas acompanhadas de ventania causaram diversos estragos na noite dessa segunda-feira (2). Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), na cidade registrou 26 mm de precipitação nas últimas 24 horas.

Imagens feitas por moradores mostram muros derrubados, árvores caídas e casas parcialmente destelhadas pela força do vento. Em um dos vídeos, o teto de uma igreja evangélica arrancou com a ventania e caiu sobre uma casa, mas ninguém ficou ferido.

Segundo os moradores, a chuva começou por volta das 20h e rapidamente causou transtornos. Bairros ficaram sem energia e água após a tempestade.

“Foram apenas 40 minutos de chuva com ventos intensos, mas que deixou muito estrago na cidade. Várias casas ficaram destelhadas, muros e postes caíram”, contou o morador Rivaldo Melão.

PICOS REGISTRA FORTE CHUVA

Em Picos, a chuva começou ainda na madrugada desta terça-feira (2) e se intensificou ao longo da manhã. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 50 mm de precipitação, volume considerado elevado para um curto intervalo de tempo.

A água se acumulou principalmente nas ruas do Centro. Moradores relataram alagamentos, mas não houve danos significativos.

A Defesa Civil Municipal informou, em nota, que o índice local medido é forte, mas dentro do padrão esperado para o período chuvoso. “Apesar da intensidade da chuva, não há registros de prejuízos ou alterações relevantes. Seguimos monitorando a situação e permaneceremos à disposição para eventuais atualizações.”

O tempo permanece instável e há previsão de novas pancadas de chuva no fim da tarde na cidade.

MONITORAMENTO SEGUE EM ALERTA

A Defesa Civil orienta moradores a evitarem áreas sujeitas a enxurradas, pontos de alagamento e proximidade com árvores ou estruturas vulneráveis aos ventos.

O Inmet e o Cemaden seguem monitorando as condições meteorológicas, com novos avisos sendo atualizados caso o cenário climático se intensifique.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para chuvas intensas a partir da manhã desta terça-feira (3). O aviso segue válido até quinta-feira (5) e prevê precipitações mais fortes na região central do estado, incluindo Teresina.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: