
O secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz), Emílio Júnior, manteve tom pessimista em relação às finanças públicas do estado para o ano de 2026. A taxa básica de juros da economia brasileira e a isenção do Imposto de Renda (IR) são pontos de atenção para a equipe econômica estadual.
Em entrevista à imprensa, na segunda-feira (2), Emílio Júnior disse que 2026 será “um ano de muitos desafios” quanto ao setor financeiro do Governo. A estimativa é que o estado perca R$ 108 milhões na folha anual com a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil.
“Com relação a 2026, continua sendo um ano de muitos desafios para o estado. Essa questão da taxa Selic em 15%, a questão do Imposto de Renda em relação à isenção que foi concedida. Muito merecida, mas isso gera um aumento na nossa folha salarial do estado”, disse.
Com o retorno das atividades parlamentares da Alepi, na segunda-feira (2), a Sefaz encaminhou à Alepi uma solicitação para uma audiência pública com o objetivo de apresentar os dados referentes ao último trimestre de 2025.
“Enviamos um ofício hoje a essa Casa pedindo uma data para apresentarmos em uma audiência pública, demonstrando como forma os números fiscais de 2025 com todos os números. Com base nisso, a gente vai falar das projeções também”, afirmou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!