Um homem suspeito de matar cinco filhotes de cachorros foi preso na tarde desta terça-feira (3) no bairro Pantanal, em Picos (PI). A detenção ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão pelo crime de maus-tratos contra animais.
Os animais foram mortos após serem arremessados contra a parede. O caso aconteceu em agosto de 2023 e o investigado V. A. S. chegou a ser preso em flagrante. Na época, a mãe dos filhotes – conhecida como pretinha – chorava ao ver os cachorrinhos sem vida em uma sacola.
Sanya Elayne, coordenadora estadual de Saúde Animal e presidente da Apapi, relembrou ao Portal ClubeNews como o crime aconteceu com repercussão em todo o Piauí.
“Há quase 3 anos, acordamos com uma das notícias mais cruéis que aconteceu na causa de proteção animal. Cinco filhotinhos de uma cadelinha, a pretinha, foram brutalmente assassinados. Eles foram arremessados contra a parede e tiveram os seus crânios esmagados. Foi uma barbárie que dilacerou os nossos corações”, disse.
MÃE MORREU APÓS CRIME COM FILHOTES
Sanya comentou que a pretinha, mãe dos filhotes, foi resgatada e castrada pela Apapi após o crime. A cadela faleceu sem causa aparente e vivia com uma tristeza no olhar, relembrou.
“Ela tinha no olhar uma tristeza, uma depressão visível. Ela morreu e ninguém sabe dizer realmente a causa da morte. Isso nos marcou profundamente. Ele não matou só os cinco filhotes, matou a pretinha. A gente sabe que os animais são seres sensíveis, e ela tinha a nós para clamar por justiça. Hoje, em memória da pretinha e dos cinco filhotes, nós estamos com o coração gratos porque a justiça, de fato, está sendo feita”.


PRISÃO
Na terça, os policiais militares cumpriram um mandado expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Picos contra o homem de iniciais V. A. S.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe da 3ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior realizou levantamentos após tomar conhecimento da ordem judicial e conseguiu localizar o suspeito por meio de informações obtidas via telefone embarcado.
Os policiais foram até o endereço indicado, encontraram o homem e cumpriram o mandado de prisão. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Picos, onde foram adotados os procedimentos legais.

DEFESA DA CAUSA ANIMAL
Sanya Elayne afirmou que os protetores abraçaram a causa para que o agressor responda pelos crimes cometidos.
Ela destacou que a Apapi realizou diversas manifestações em defesa da cadela Pretinha e de seus filhotes, reforçando a luta contra os maus-tratos. Sanya também ressaltou que o advogado Raimundo Vitor Barros Dias acompanha o caso de forma voluntária.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!