
Teresina registrou um forte temporal na tarde desta quinta-feira (5), o que resultou em transtornos e congestionamentos em diversas zonas da capital. Imagens enviadas ao Portal ClubeNews mostram a queda de galhos em vias públicas, semáforos inoperantes e vários pontos de alagamento. A chuva também foi marcada por incidência de raios e trovões.
O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, explicou que o temporal se organizou em forma de pancadas. Segundo o diretor, o órgão já monitorava um conjunto de nuvens que provocava chuvas entre moderadas e fortes no município de Monsenhor Gil, com alta concentração de descargas elétricas.
A chuva foi provocada pela passagem de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este fenômeno tem a capacidade de redistribuir a umidade no território, geralmente apresentando áreas de tempo firme em seu interior e instabilidades em suas bordas. Werton Costa ressaltou ainda que o VCAN pode provocar a ocorrência de chuva de granizo em algumas regiões.
“Essa chuva foi provocada pela passagem do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse fenômeno tem a capacidade de redistribuir a umidade no território, geralmente apresentando áreas de tempo firme em seu interior, mas com instabilidades em suas bordas”, afirmou.
A população deve redobrar os cuidados. Em caso de rajadas de vento:
- Não se abrigue debaixo de árvores;
- Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Mais informações: Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193)
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!