O estudante de Educação Física e atleta de fisiculturismo, Ranieri Lopes, de 31 anos, voltou a treinar nesta terça-feira (10), após sofrer uma grave lesão no joelho durante um treino em uma academia. O acidente ocorreu durante a execução de um exercício com carga superior a 400 kg.
Segundo Ranieri, o médico o orientou a voltar a apoiar o pé no chão, inclusive como forma de estimular a musculatura do quadríceps. No entanto, ele ainda deve manter a perna imobilizada com o uso de um brace.
A partir dessa orientação, o estudante percebeu que poderia utilizar apenas uma muleta para se locomover, o que lhe permite retomar os treinos de musculação e realizar outras atividades do dia a dia sem maiores dificuldades.
“Sexta-feira será minha 10ª sessão de fisioterapia e também completam três semanas desde a cirurgia. Vou começar a dobrar o joelho em uma angulação entre 35 e 45 graus, aumentando cerca de 10 graus a cada semana. Ao final da sexta semana, a expectativa é alcançar 90 graus de flexão, o que já me permitirá sentar normalmente e voltar a dirigir”, afirma.
Ranieri ressalta que ainda não retornará aos treinos de forma intensa, mas explica que os exercícios realizados de maneira moderada ajudam a manter a massa muscular das partes do corpo que não foram afetadas pela lesão.
“Na prática, para a parte superior do corpo e a perna esquerda, poderei voltar a treinar de forma mais intensa daqui a poucas semanas. Treinar apenas a perna esquerda ajuda a preservar a massa muscular da perna direita, mesmo sem poder exercitá-la diretamente. Por isso, o mais indicado é retomar normalmente o treino de todos os grupamentos musculares que não foram afetados pelo acidente”, conclui.
DICAS DO ORTOPEDISTA
Para evitar lesões assim, o médico ortopedista Anísio Castelo, que realizou a cirúrgia de Ranieri, aconselhou “ouvir o limite do corpo”. Ele explica que o tendão apresenta sinais antes da ruptura, como uma tendinopatia, que é uma inflamação crônica.
“Isso, geralmente, vem com um pouquinho de dor, para subir uma escada, para ficar ajoelhado. Se você notar que está com algum incômodo, sempre procurar alguém da área para fazer uma investigação. Para evitar que essas inflamações virem crônicas e enfraqueçam o tendão”, destacou.
Por fim, o médico recomendou evitar o uso de aditivos hormonais, que fortalecem a musculatura em um ritmo que o tendão não consegue acompanhar.
Leia mais:
Ortopedista explica como estudante lesionou joelho ao levantar 400 kg durante treino e alerta riscos
Vídeo: estudante lesiona joelho durante treino em academia de Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!