13 de fevereiro de 2026

Águas de Teresina diz que vazamentos são consequência de manutenções na rede de água

O prefeito de Teresina também acusa a concessionária de despejar dejetos em rios

Compartilhe:

O diretor executivo da Águas de Teresina, Rodrigo Lacerda, rebateu as críticas do prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e disse que os vazamentos registrados são consequência das manutenções realizadas na rede de água da capital.

Problemas no abastecimento de água, no esgotamento sanitário e na repavimentação de vias estão no centro da crise entre a Prefeitura de Teresina e a concessionária.

Segundo Rodrigo Lacerda, a cidade possui 3,2 mil quilômetros de rede de distribuição de água espalhados por toda a cidade, com trechos que foram substituídos ao longo do contrato. Ele destacou que houve investimentos significativos no sistema e afirma que Teresina apresenta atualmente um dos menores índices de perda de água do país.

“Os vazamentos são inerentes às operações realizadas na rede. Se analisarmos os dados de 2025, foram realizadas mais de 100 mil manutenções para melhorias no abastecimento e na rede de água”, disse.

Rodrigo também reforçou que, em casos de vazamento, é fundamental que a população comunique a ocorrência o mais rápido possível para que o reparo seja realizado de forma adequada.

“Estamos trabalhando este ano com a instalação de redutores de pressão, o que deve diminuir a incidência de vazamentos, além de uma série de outras melhorias”, acrescentou.

Em entrevista à TV Clube, Mendes informou que pretende acionar o Ministério Público Federal (MPF) para apurar um possível despejo irregular de dejetos em rios da capital.

O diretor da Águas de Teresina negou as acusações e afirmou que 100% do esgoto coletado é encaminhado de forma regular para tratamento. Segundo ele, todo o volume coletado é direcionado a uma das 29 estações de tratamento existentes na cidade e devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões ambientais exigidos.

Ele também alertou a população sobre a importância de conectar corretamente a rede domiciliar à rede pública de esgoto. “É fundamental que os imóveis estejam interligados à rede para evitar que dejetos sejam lançados nas galerias pluviais e acabem atingindo corpos hídricos, o que pode provocar contaminação ambiental”, explicou

Buracos nas vias

A Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que, em vistoria realizada no último dia 5, foram identificados mais de 40 buracos e vazamentos no bairro Monte Castelo, na zona Sul da capital. De acordo com o órgão, os danos nas vias seriam de responsabilidade da concessionária.

A assessoria da Eturb afirmou que todas as ocorrências foram constatadas em uma única fiscalização. De acordo com o órgão, os problemas estruturais provocam desperdício de água potável e a empresa não dispõe de equipes suficientes para vistoriar as próprias intervenções.

Rodrigo Lacerda afirmou que a situação já está sendo estudada pela concessionária e que uma das principais medidas será a ampliação da instalação de válvulas redutoras de pressão, com o objetivo de reduzir os vazamentos.

O gestor pontuou que em um dos bairros citados pela Eturb, as melhorias já foram executadas, e a previsão é que, até o fim do ano, grande parte dos problemas esteja solucionada.

Monitoramento dos vazamentos

O diretor informou ainda que foram instalados 100 pontos de monitoramento na rede de água para identificar vazamentos com maior rapidez e evitar que buracos permaneçam abertos por vários dias.

Sobre os vazamentos relacionados às obras de esgotamento sanitário, Rodrigo destacou que a estratégia de engenharia adotada pela concessionária é realizar escavações no lado oposto ao da rede de água, a fim de reduzir o risco de rompimentos e novos vazamentos.

Leia Mais:

Silvio Mendes divulga carta criticando a Águas de Teresina e ameaça suspender obras

Silvio Mendes e Águas de Teresina firmam acordo sobre reparos no asfalto

Silvio Mendes pode voltar a paralisar serviços da Águas de Teresina por falhas no asfalto, diz presidente da Eturb

Teresina vai cobrar da Águas do Piauí gastos realizados pelo município na zona rural


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias