
Um grupo de romeiros de Picos viveu uma profunda frustração ao descobrir, no dia da viagem, que não embarcaria para a 18ª Romaria do Terço dos Homens, em Aparecida do Norte (SP). Os devotos afirmam ter sido vítimas de um golpe aplicado por uma agência de turismo da cidade e acumulam prejuízo financeiro e emocional. O caso é investigado pela Polícia Civil.
A excursão, planejada desde agosto do ano passado, incluía passagens aéreas e organização logística para 15 integrantes do Terço dos Homens. No dia da partida, as malas estavam prontas e um jantar de despedida havia sido preparado.
Minutos antes do horário combinado, o grupo recebeu a notícia de que as passagens nunca foram emitidas. O prejuízo total chega a R$ 26 mil. Joel Marques, coordenador diocesano do Terço dos Homens, relata que a decepção tomou conta do grupo.
“Recebemos a informação de que as passagens não tinham sido compradas. Já estava tudo organizado, até um passeio a mais e van nós contratamos, tudo pago. Foi um choque para todos nós”, destaca o coordenador.
A empresa responsável, a MaraTur Turismo, atua há cerca de 20 anos na venda de pacotes religiosos, o que gerou confiança no grupo. Porém, o embarque nunca aconteceu.
Em Picos, quatro igrejas são dedicadas a Nossa Senhora Aparecida, e a romaria tinha significado especial para o grupo. A edição deste ano reuniu cerca de 100 mil pessoas no Santuário Nacional, mas os piauienses ficaram para trás.

Para algumas famílias, o impacto foi ainda mais doloroso. A professora Irinalda Maria contou que o marido sonhava há meses com a viagem.
“Pra ele, essa Romaria, é um momento muito importante. Era a viagem da vida dele. Além do financeiro, ele foi prejudicado emocionalmente. Até remédio ele precisou tomar por causa do abalo”, conta a professora.
Outra romeira, Lúcia Neiva, afirma que a viagem serviria para pagar uma promessa. “Eu iria pagar uma promessa em favor da minha filha que sofreu um acidente. A dor é maior que qualquer prejuízo”.
De acordo com a Polícia Civil, pelo menos 14 boletins de ocorrência já foram registrados contra a MaraTur Turismo, não apenas pelos romeiros desta viagem, mas também por outras pessoas que afirmam ter sofrido prejuízos semelhantes desde o ano passado. O delegado Jonatas Brasil, da Depatri, informou que as investigações estão em andamento.
“Nós já ouvimos algumas vítimas, pois se trata de um crime de estelionato. A investigação já está perto de concluir”, conta o delegado.

A TV Clube tentou contato telefônico com a responsável pela empresa em três tentativas, todas sem retorno. A equipe também foi ao endereço informado nos documentos, na Rua São José, no Centro de Picos. No local, funciona apenas uma loja de celulares e apartamentos residenciais. A proprietária do prédio afirmou que ali não existe nenhuma agência de viagens.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) orienta que todas as vítimas formalizem denúncia sobre a situação.
“Além da seara criminal, eles também são consumidores. É importante registrar o caso para que o órgão possa tomar medidas e impedir que mais pessoas sejam prejudicadas”, afirma Jayla Bispo, coordenadora do Procon.
Mesmo diante da decepção, muitos romeiros afirmam que não perderam a esperança. Salomão, que já tinha até a camisa da romaria pronta, resume o sentimento do grupo.
“Com certeza nós iremos para a Aparecida no ano que vem, firmes e fortes”, ressalta o devoto.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!