
As polícias Civil e Militar prenderam, no início da tarde desta segunda-feira (16), um homem de 46 anos identificado pelas iniciais F.A.R.S., conhecido como “Pulio”. Ele é suspeito de furtar fios da subestação de energia da Equatorial Piauí no município de Floriano, ação que quase resultou em um apagão generalizado na região sul do estado.
Segundo o delegado Rafael Cordeiro, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DEPARTRI), o investigado invadiu a unidade nos dias 18 e 19 de janeiro deste ano. Em outra investida, ocorrida no último dia 26 de janeiro, ele teria furtado cerca de 30 kg de cobre de aterramento.
Durante uma das ações, o suspeito arrombou a sala de baterias e causou o desarme de disjuntores de alta tensão. O ato criminoso quase interrompeu o fornecimento de energia elétrica nas cidades de Floriano, Nazaré e na região do Vale do Gurgueia.
O delegado afirmou que o dano à infraestrutura foi severo e gerou um risco concreto de interrupção total do serviço essencial para a coletividade. A prisão em flagrante aconteceu no momento em que os policiais flagraram o homem saindo da subestação após uma nova tentativa de furto.
“O dano à infraestrutura foi tão severo que o fornecimento de energia de toda a microrregião de Floriano, Nazaré e Vale do Gurgueia foi seriamente ameaçado, gerando um risco concreto de interrupção total, um blackout, do serviço essencial para a coletividade”, pontuou o delegado.
O histórico criminal de “Pulio” inclui 16 boletins de ocorrência e nove inquéritos por crimes contra o patrimônio. O detido foi conduzido ao distrito policial para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!