
O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para o segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas. Os interessados podem se inscrever pela plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro. O edital foi lançado no último dia 3, em Brasília.
O programa oferece bolsa-formação no valor de R$ 10.000,00 a R$ 20.000,00, além de aprimoramento profissional junto a algumas das principais instituições formadoras do país.
No Piauí, estão sendo ofertadas 122 vagas, sendo 86 para provimento imediato e 36 destinadas à formação de cadastro de reserva. As oportunidades contemplam 15 municípios piauienses, dos quais 11 receberão profissionais de forma imediata.
A iniciativa prevê a seleção de 1.206 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco é ampliar a atuação desses profissionais em regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social.
Segundo a superintendente do Ministério da Saúde no Piauí, Antônia Maria Leal, a expectativa é que os profissionais comecem a atuar entre os dias 25 de março e 2 de abril.
Confira os municípios beneficiados:
- Altos – 01 (Cadastro de reserva)
- Barras – 01 (Cadastro de reserva)
- Barro Duro – 01 (Cadastro de reserva)
- Bom Jesus – 05 (Vagas imediatas)
- Campo Maior – 01 (Vaga imediata)
- Cocal – 02 (Cadastro de reserva)
- Floriano – 15 (Vagas imediatas)
- Parnaíba – 11 (Vagas imediatas) e 10 (Cadastro de reserva)
- Pedro II – 01 (Vaga imediata)
- Picos – 08 (Vagas imediatas)
- Piracuruca – 05 (Vagas imediatas)
- Piripiri – 14 (Vagas imediatas)
- Teresina – 23 (Vagas imediatas) e 19 (Cadastro de reserva)
- União – 01 (Vaga imediata) e 01 (Cadastro de reserva)
- Valença do Piauí – 02 (Vagas imediatas) e 01 (Cadastro de reserva)
Aprimoramento profissional
Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados participarão de um programa de aprimoramento profissional em sua área de formação.
O curso será ministrado por profissionais de excelência de hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras.
A carga horária será de 20 horas semanais, sendo 16 horas dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas voltadas a atividades educacionais, como mentoria remota e imersões em serviços de referência.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!