De acordo com levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, o Piauí ocupou, em 2024, o 5º lugar entre os estados brasileiros com o maior número de internações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas.
O uso excessivo de álcool não compromete apenas a saúde de forma geral, mas também afeta gravemente o funcionamento dos rins.
O médico nefrologista Genivaldo Vitor explica que o álcool impacta o organismo como um todo. Um dos motivos é o seu efeito diurético: caso a pessoa não se hidrate adequadamente, pode ocorrer desidratação e, consequentemente, sobrecarga renal.
Segundo o especialista, a prevalência de pessoas que enfrentam problemas relacionados ao álcool no Brasil é elevada: cerca de 18% da população, o equivalente a quase uma em cada cinco pessoas.
“Quando consideramos apenas os homens, essa média pode dobrar. Não é necessário um consumo muito elevado para caracterizar dependência. Para os homens, duas latas de cerveja por dia ou o consumo acumulado ao longo do fim de semana já podem ser considerados indicativos de alcoolismo. Para as mulheres, esse limite é a metade”, relata.
Veja onde procurar ajuda
CAPS AD (Álcool e Drogas)
É a principal porta de entrada para tratamento pelo SUS. São unidades de “portas abertas” (não é necessário encaminhamento), que oferecem atendimento multiprofissional com médicos, psicólogos e assistentes sociais.
- Teresina: CAPS AD Teresina (Rua Quintino Bocaiúva, 2978 – Macaúba)
- Piripiri: CAPS AD Piripiri (Rua Freitas Júnior, 1377. Tel: (86) 3270-4670)
Hospital do Mocambinho (Teresina)
A unidade oferece tratamento especializado e hospitalar para pessoas que desejam superar a dependência de álcool e outras drogas.
Grupo Alcoólicos Anônimos no Piauí
Disponibiliza reuniões de apoio em diferentes municípios do estado. Veja locais das reuniões
CENDFOL
A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas promove programas como o “Viver Sem Depender” e orienta sobre a rede de acolhimento no estado.A equipe psicossocial também pode ser acionada pelo número: (86) 99414-1379.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!