18 de fevereiro de 2026

PRF apreende 1,5 tonelada de tilápia viva em contêiner de ácido sulfúrico no Piauí

Peixes haviam sido comprados em Campo Maior e seriam vendidos no litoral do Piauí

Compartilhe:

Uma carga viva de aproximadamente 1.500 quilos de tilápia que estava sendo transportada de maneira irregular na BR‑343, no município de Piripiri, Norte do Piauí, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal, na noite desta terça-feira (17).

A apreensão ocorreu por volta das 23h10, durante uma fiscalização de rotina realizada no km 189 da rodovia. O caminhão envolvido transportava nove contêineres IBC (de mil litros cada). Durante a vistoria, os policiais perceberam que os recipientes possuíam identificação para transporte de produtos perigosos. Um deles, inclusive, com o selo ONU 1831, que indica ácido sulfúrico.

Esse ácido é amplamente utilizado na indústria, principalmente na fabricação de fertilizantes, baterias automotivas, produtos de limpeza e no tratamento de metais. Por ser uma substância altamente corrosiva e reagir de forma intensa com água e materiais orgânicos, seu manuseio exige extremo cuidado e equipamentos de proteção.

Carga viva de tilápia é apreendida pela PRF. (Foto: reprodução/PRF)

De acordo com a legislação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), contêineres usados para substâncias perigosas não podem ser reutilizados para o transporte de alimentos, mesmo após limpeza ou descontaminação, devido ao risco de contaminação química.

Os quatro ocupantes do veículo, homens de 26 a 66 anos, informaram que os contêineres foram adquiridos em Parnaíba e que os peixes haviam sido comprados em Campo Maior. A carga seria revendida no litoral do estado.

A PRF enquadrou o caso no crime de vender ou transportar alimento impróprio para consumo. A tilápia apreendida está sendo encaminhada à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), em Parnaíba, para descarte adequado.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: